Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Prefeitura de Presidente Kennedy, no Norte do Estado, promoveu na última quinta-feira, 08, audiência pública para discutir as falhas no abastecimento de água para atender à população da cidade. O Ministério Público Estadual participou do evento, representado pela promotora de Justiça Thaís Cairo Souza Lopes.

De acordo com a promotora de Justiça, os problemas relacionados ao fornecimento de água encanada aos moradores do município afligem a população há mais de três décadas. "A situação realmente é muito grave. Somente em um setor, existem 154 famílias que chegam a ficar uma semana sem água e a conta é cobrada mensalmente como se o serviço tivesse sido fornecido sem interrupção. O Ministério Público não é inerte ou alheio ao sofrimento da coletividade, a quem devemos servir. Já instauramos o procedimento e, após instrução, será ajuizada uma ação para atender a essa demanda essencial na vida de todos, que é a água".

Além da representante do Ministério Público Estadual, estiveram presentes na audiência pública o prefeito da cidade, Ailton Francisco da Silva, vereadores, representantes da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), secretários municipais e a população local, que compareceu em peso para reclamar e contar as dificuldades por que passam.

Os representantes da ATS informaram que tramita, na Procuradoria Geral do Estado, um pedido de dispensa de licitação visando à perfuração de mais um poço para atender à demanda, mas não puderam precisar quando devem ter uma resposta sobre isso e muito menos se esta será positiva.