Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O promotor de artes visuais do Sesc Tocantins, Vone Petson prepara o ambiente para a chegada do Convergência 2015 - Mostra de Performance Arte do Sesc que começa na sexta, dia 16, e se estende até domingo, com o Centro de Atividades Sesc Palmas servindo de palco principal do espetáculo da performance. “É no corpo do performer que acontece a obra de arte. A performance subverte a relação entre a obra e o público que é convidado não a suspender sua descrença para acreditar em uma ficção, mas a testemunhar um acontecimento”, assim resume Vone Petson.

A quarta edição do evento reúne 22 apresentações de performances e seis vídeo-performances (registros gravados) de artistas de oito estados: Ceará, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. O Convergência é gratuito e aberto a todos os interessados, conhecedores ou não da arte performática.

A mostra é uma oportunidade dos artistas locais realizaram intercâmbio com colegas de outras partes do Brasil e para o público é uma chance de conhecer essa linguagem artística. Na programação, há apresentações que discutem a morte, a natureza, as relações humanas, entre outros temas.

A programação completa das apresentações pode ser conferida no site do Sesc Tocantins. As vídeo-performances serão exibidas na Galeria Sesc de Artes entre 16 e 30 de outubro. Além das apresentações, haverá bate-papo, oficina e workshop. Na sexta-feira, dia 16, das 9h às 12h, haverá o Bate-Papo Convergência. É um momento de interação entre performers e público, oportunidade para compreender as obras que fazem parte da edição 2015 do evento. A conversa acontece no Cine Sesc Palmas e as inscrições são feitas uma hora antes do início. Estão abertas 68 vagas.

No sábado, das 9 às 11h, tem o workshop com os baianos do Coletivo Liga do Corpo. O objetivo dessa vivência é convidar e preparar pessoas interessadas em participar da performance feita por eles, no mesmo dia, às 14h, na avenida JK. As inscrições são limitadas e podem ser feitas acessando o link: www.bit.ly/workshop-ligadocorpo.

Sábado e domingo (14h às 17h) também haverá uma oficina, ministrada por André Bezerra e Chrystine Silva do Coletivo ES3 (RN), que promovem festivais regionais de performances no Rio Grande do Norte. “Corpo-experiência” fará um panorama do universo da arte tema da mostra. Foram ofertadas 15 vagas. Inscrições devem ser feitas pelo e-mail: artesplasticas@sescto.com.br. A oficina será no Centro de Atividades Sesc Palmas.

Pioneirismo

O Sesc Tocantins é referência na divulgação e difusão da performance, uma linguagem pouco difundida no país. “Os diversos tipos de arte contemporânea ainda encontram muitas resistências dentro das instituições. Quando se fala em arte, as pessoas esperam um quadro na parede, um desenho, mas esse tipo de arte já não comporta faz um bom tempo a criação artística. Observando as diretrizes do Sesc que deixa claro a preferência pela produção artística contemporânea, o Sesc Tocantins cumpre bem o seu papel com pioneirismo e com constância na difusão da performance”, analisa o promotor Vone Petson.