Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Elizeu Oliveira Na oportunidade, os produtores apontaram suas demandas Na oportunidade, os produtores apontaram suas demandas

O governador Marcelo Miranda dedicou a manhã desta quinta-feira, 15, para percorrer o distrito que sedia o Projeto de Irrigação São João, no município de Porto Nacional. O momento foi reservado para ver de perto como andam as plantações e as necessidades dos produtores que investem no local.

“Precisamos retomar projetos como esse. A gente percebe que ainda há dificuldades, mas estamos aqui para colocar o Governo do Estado à disposição. Sentar, conversar e dar as condições necessárias para que possamos, inclusive, apresentar o projeto para outros mercados, potencializando ainda mais”, comentou o governador.

Conselheiro do Distrito de Irrigação, Romilton Brito lembrou o potencial do projeto, que pode ser uma referência nacional. “O mundo está vivendo a falta de água, o déficit hídrico. No Brasil, temos vários projetos de irrigação reduzindo sua área em função da falta de água. E aqui temos água em abundância, energia, pessoas capacitadas, terras aptas ao plantio, então a gente acredita que aqui será um polo não só para o Estado, mas também para o País. Um polo de produção que será modelo”,declarou.

Citando a localização próxima à Capital como um dos pontos positivos, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, disse que o projeto tem todas as condições para atender à demanda do Estado. "Há uma perspectiva muito boa para um futuro de que projetos como esse não apenas diminua a quantidade de produtos que vêm de outros estados, mas que a gente possa resolver de uma vez o consumo da nossa Capital com produtos hortifrutigranjeiros”, ressaltou.

Produção

Com plantações de hortaliças, abacaxis, cocos e mamões, uma das novidades, conforme contou o conselheiro do distrito, Romilton Brito é a produção de açaí. Segundo ele, até fevereiro de 2016, a intenção é ter uma área de 126 hectares somente para este fruto, além da construção de uma indústria no local.

Demandas

Na oportunidade, os produtores apontaram algumas demandas, como a necessidade de aumentar a segurança do  distrito, além da revitalização do projeto e assistência técnica aos produtores.

Sobre a segurança, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber Santos, disse que os serviços serão reforçados com barreiras e abordagens, e também será disponibilizada uma viatura do Batalhão Ambiental para a área.
Quanto à assistência técnica, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias, disse que o trabalho vem sendo feito, mas que será estudada uma forma de ter uma equipe técnica exclusiva para atuar no distrito.

O secretário Clemente Barros também reforçou que nessa quarta-feira, 14, esteve em Brasília e a revitalização do projeto esteve em discussão. “O governo solicitou da bancada do Tocantins recursos para finalizar o projeto”, contou.

Visitas

Além dos gestores da Seagro e do Ruraltins e do comandante-geral da Polícia Militar, também estiveram presentes, o deputado estadual Valdemar Júnior e produtores do projeto.