Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A segunda oficina do Programa de Preparação para Aposentadoria do Poder Judiciário teve início nessa segunda-feira (20/10), na Escola Superior da Magistratura Tocantinense – Esmat, e prossegue até sexta-feira, (23/10). No próximo mês de novembro será aplicada a última oficina do programa este ano. Cada turma é composta por servidores e/ou magistrados do Poder Judiciário com perspectiva de aposentadoria.

As oficinas abordam os temas: 

Aposentadoria, saúde e qualidade de vida. Aposentadoria, trabalho e longevidade. Aposentadoria e Ócio Qualificado. Reconfigurando o ócio. Projeto de vida: novos tempos, novos rumos.

Previdência e Direitos Sociais. Previdência Social e o Mundo do Trabalho (a reconfiguração do sentido do trabalho para quem vai se aposentar). Previdência Social e aposentadoria no serviço público. Direitos sociais e legislação (Estatuto do Idoso, parentesco, casamento e sucessão testamentária). Diferentes regras de aposentadoria do servidor estatutário.

Projetando o Futuro. Planejamento Financeiro e Empreendedorismo. Participação Social e Cidadania. Relações familiares e aposentadoria: um novo tempo.

O programa foi lançado no dia 19 de agosto passado no auditório do Tribunal com a palestra “Aposentadoria – Momento de rever prioridades”, ministrada pelo professor Doutor José Carlos Zanelli com a presença de servidores do Poder Judiciário e também de outras instituições.