Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Cleia Gomes

Foto: Cleia Gomes

Foi prorrogado até a próxima segunda-feira, 26, o prazo de inscrição para professores ou instrutores interessados em atuar no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O edital encontra-se disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na aba Programas e Projetos.

Neste ano, a Seduc oferta 59 cursos do Pronatec, distribuídos em 43 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e 16 cursos técnicos.  As capacitações contemplarão mais de 1.500 vagas para os estudantes e cerca de 400 vagas para professores ou instrutores que desejam atuar no programa.

Os alunos interessados em participar de um dos cursos devem procurar as escolas ofertantes ou fazer as inscrições através de uma plataforma online, disponibilizada no site: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/

Cursos

Os cursos de Formação Inicial e Continuada ou de qualificação profissional têm requisitos de acesso que variam desde a não exigência do Ensino Fundamental completo até a de Ensino Médio completo e possuem carga horária variando entre 160 e 500 horas, com duração de até seis meses.

Os cursos técnicos terão uma duração média de um ano e meio a dois anos, nas seguintes formas:  Técnico concomitante, para quem está matriculado no Ensino Médio; Técnico integrado, para quem concluiu o Ensino Fundamental e Técnico subsequente para quem já concluiu o Ensino Médio.

Em Palmas, para  cursos técnicos concomitantes e subsequentes serão disponibilizados: Técnico em Edificações, Técnico em Computação Gráfica, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Sistemas de Comutação.

Em Araguaína, será ofertado 1 curso técnico, nas formas concomitante e subsequente  em Refrigeração e Climatização e  12 cursos técnicos, do Proeja-integrado , Técnico em Zootecnia, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Radiologia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Restaurante e Bar, Técnico em Informática Para Internet, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Estética, Técnico em Telecomunicações, Técnico em Desenho de Construção Civil e Técnico em Edificações. Para os cursos do Proeja-integrado os alunos deverão ter o Ensino Fundamental Completo e receberão dois certificados: um do Ensino Médio e outro do Técnico.

Em Miracema, será ofertado o curso Técnico em Estética, na modalidade concomitante.