Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O olhar de todo o País estará voltado à cultura indígena entre os dias 23 e 31 de outubro, semana em que Palmas recebe os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI). Com o intuito de divulgar aos visitantes e valorizar ainda mais os costumes, crenças e principalmente a arte desses povos, o Sebrae Tocantins realiza dentro do complexo do JMPI a Feira Mundial de Artesanato Indígena, trazendo 44 expositores indígenas nacionais e internacionais.

Além do artesanato de etnias brasileiras, como Guarani Kaiwoá, Kayapó, Pataxó, Assuriní e Matis, os visitantes também poderão conhecer peças de povos indígenas da Guatemala, Chile, Equador, Congo, Costa Rica, Nicarágua e Bolívia.

Cerca de 90 artesãos das etnias Karajá, Javaé e Xerente participaram de oficinas em design e qualidade de produção, oferecidas pelo Sebrae, que tiveram o objetivo de desenvolver e adequar os produtos artesanais, que são construídos por meio das vivências, expressões culturais, rituais, danças e festas indígenas, a fim de colocar em evidência as experiências tradicionais, fazendo uma interseção entre elas e o foco no mercado. A oficina buscou estimular o desenvolvimento de produtos inovadores e competitivos, fazendo também com que essas comunidades incorporassem práticas sustentáveis na produção de peças artesanais.

A feira também conta com o espaço Warã, uma área tecnológica que propicia uma vivência que remete às aldeias e ocas dos povos indígenas, com a Praça Central Povo Ynã, na qual serão realizadas intervenções culturais com artistas regionais e indígenas. Além disso, o complexo também conta com um café cultural e com o Espaço Kali, que terá atividades lúdicas e brincadeiras voltadas para o público infantil. 

“O Sebrae considera esse projeto uma iniciativa de vanguarda e de fundamental importância para a região, sendo uma oportunidade de fortalecer e celebrar o reconhecimento dos povos indígenas de todo o mundo”, comenta o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antonio Hennemann.

A abertura oficial da Feira Mundial de Artesanato acontece no dia 24 de outubro, ás 10 horas. Além disso, o Sebrae também integra a programação dos JMPI com uma palestra no dia 30, na Oca da Sabedoria, a partir das 15h30, com o tema “O Profissional do Futuro – Empreendedorismo e Oportunidades de Negócios".