Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Andreia Batista

Foto: Andreia Batista

Com o intuito de promover a competição saudável e apresentar o trabalho desenvolvido pelos alunos no decorrer do ano com a ferramenta Lego Education, a Escola Sesi de Araguaína realiza nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23/10, o 3º Torneio Interno de Robótica.

O tema da competição esse ano é  “Trash Trak – O Caminho do Lixo”. Os alunos se dividiram em 16 equipes e desenvolveram projetos com a finalidade de encontrar soluções para lidar com questões relacionadas ao lixo, desde a coleta até o seu possível reaproveitamento. Os alunos serão avaliados em provas como Projeto de Pesquisa, Designer do Robô, Core Values e ainda terão a prova prática na mesa composta por 3 rounds.

O professor Ulisses Parreira, coordenador do projeto, disse que o torneio é o momento dos alunos mostrarem o que aprenderam sobre robótica. “É uma ferramenta metodológica extremamente importante, que visa o desenvolvimento dos alunos, os ensinando a trabalhar em equipe e principalmente a respeitar as diferenças. Serão dois dias de novas descobertas e muita diversão”.

Para o aluno Marcos Vinícius Neves, do 2º ano do Ensino Médio, o torneio é um momento de descontração. “É uma oportunidade de nos divertir e acalmar um pouco a tensão, levando em consideração que o Enem é no próximo fim de semana”, disse o aluno, comentando ainda que a equipe dele fez um projeto para transformar lixo reciclado em gasolina ou qualquer outro combustível. “O torneio também é uma forma de conscientizar, procurar soluções que são boas não só para a escola, mas para a sociedade em geral e daqui podem sair alunos para representar a escola no Torneio Nacional”, finalizou Neves.

Durante a competição os alunos vivenciam alguns valores como: o trabalho em equipe, a busca de soluções, o aprendizado junto com professores, espírito de competição amigável e o compartilhamento de experiências. Nesse conceito de ensino do Sesi, as descobertas durante a execução dos trabalhos são sempre mais importa.