Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Os educadores da Secretaria da Educação auxiliam alunos que necessitarão de atendimento especial durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada no sábado, 24, e no domingo, 25. Amoriana Borges, 18 anos, sonha em cursar Letras Libras, por isso está se preparando todos os dias para melhorar a compreensão do significado das palavras e está dando uma atenção especial à produção de textos.

Amoriana é aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio São José, em Palmas. Ela conta com o auxílio de duas professoras especializadas para o atendimento a alunos com deficiência auditiva, uma delas é Maria Pilar, que é intérprete e a acompanha em todas as aulas, a outra é Tânia Régia Carvalho, que atua na Sala de Recursos, ministrando no período da tarde, estudos dirigidos sobre questões do Enem.

Com muito otimismo, Amoriana vai expressando o seu desejo de ensinar às crianças e aos jovens a Língua dos Sinais, como forma de reduzir as barreiras na comunicação para a população surda. “Estou confiante no meu desempenho nas provas, sei o que quero, por isso, me dedico aos estudos”, expressou. Como segunda opção de curso, ela pretende fazer Engenharia Civil.

“Aproveito o tempo para estudar com Amoriana o conceito das palavras e sua aplicação nos textos. Geralmente, o surdo tem muita dificuldade com a Língua Portuguesa. Ele se sente um estrangeiro diante dessa barreira da comunicação”, explicou a professora Tânia.

A estudante fará a prova no IFTO, juntamente com outros três alunos surdos. O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação das provas, disponibilizará um atendimento especializado, conforme a solicitação do candidato feita no ato da inscrição, como provas ampliadas, tradutor-intérprete de Libras, leitura labial, além de sala de fácil acesso.