Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Rodrigo Martins

Foto: Rodrigo Martins

Buscar uma alimentação de qualidade e balanceada é um pré-requisito de qualquer pessoa que queira ter uma vida saudável. O que nem todos sabem, é que os cuidados com o que se come, podem auxiliar também na prevenção ao câncer. A nutricionista Rosângela Moreira realizou uma palestra sobre o assunto para as gestantes e puérperas do Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Rosângela explica que devem ser evitados os alimentos industrializados e criar o hábito de trocar o supermercado pela feira. "Quanto mais fresco, mais saudável é o alimento”, comentou.

A nutricionista alerta que ingerir em excesso enlatados, sorvetes e comidas instantâneas pode acarretar em sérios problemas de saúde, como o câncer de rins. Isso ocorre porque eles concentram, além de grandes quantidades de gordura saturada, mais sal e açúcar que os outros alimentos e ainda possuem substâncias químicas para aumentar seu período de conservação.

Amamentação

Além de ser benéfica para o bebê e fundamental nos seis primeiros meses de vida, a amamentação também é saudável para a mãe. “Com a amamentação mãe e filho têm menos riscos de contrair doenças”, explicou a nutricionista.

Exposição ao sol

Outro ponto apresentado na palestra foi a importância do sol no período das 12h às 12h15. Nesse horário, os raios solares têm uma maior concentração de vitamina D3, que segundo Rosângela, pode evitar até 85% o risco de câncer. No entanto, após esse período não é recomendado tomar sol, pois até às 17h ele contém os raios UVA, um dos principais responsáveis pelo envelhecimento da pele e da aparência.

A palestra faz parte da programação da semana do Outubro Rosa, promovida pelo Hospital Regional de Gurupi. As atividades seguem até sexta-feira, 23.