Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) movimenta acadêmicos, pesquisadores e visitantes em 27 cidades do Tocantins, com mais de 600 atividades sendo desenvolvidas. Nesta quinta-feira, 22, as  atividades prosseguem na Faculdade Católica do Tocantins (Facto), Ceulp/Ulbra, Unitins e Etsus-TO. Na Católica das 8h às 22h, o público poderá acompanhar dentre as atividades Exposições Fixas como Casa da Monga, Casa da Energisa, Levitação, Robôs Gerador de Vandergraffm e Exposição de Esqueletos de Animais.

No período das 8h às 12h, os visitantes terão a oportunidade de participar de Campeonato de Games, Oficinas no “Laboratório Criativo de Leitura e Tecnologia”, Oficinas promovidas por representantes da Secretaria de Defesa e Proteção Social, além de palestras sobre Tecnologia da Informação. Das 8h às 18h, haverá Oficinas como “Protótipo de uma casa, mostrando a racionalização de energia”, “Hidroelétrica e seu funcionamento, Acionamento de lâmpada por celular” e “Oficina do Jato Pet”.

Ainda pela manhã, das 9h às 11h, a Unitins irá realizar visita guiada com alunos do ensino médio, aos laboratórios da Unitins Agro. Também no período da manhã haverá exposição de trabalhos na Ulbra, durante a Feira de Ciência e Tecnologia – (FECIT). O evento contará também com palestra com a coordenadora da feira, Monique Wermuth Figuera, que abordará o tema “Planejamento Financeiro”. Já na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS-TO), haverá palestras com temas relativos a “Judicialização” e “Tecnologia e Ciências Naturais”.

Na Faculdade Católica, no período vespertino, as oficinas estarão em torno de atividades, a exemplo de “Demonstração de redes móveis com tecnologia 3G”, “Prática de Fusão de Fibra Óptica”, “Competição Tecnológica” “Ponte de Papel”, e palestras de Tecnologia da Informação. Já à noite a programação contempla a Semana Universitária da Católica com a “V Jornada Científica e de Extensão”. Haverá ainda Campeonato de Games e oficina promovida pelo Sebrae com o tema “Inovação e Empreendedorismo Modelo Canvas”.