Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreendeu 11 toneladas de sementes forrageiras, na quinta-feira, 22, durante operação em uma propriedade rural, em Divinópolis, suspeita de comercializar as sementes sem registro, informação na sacaria e análise de qualidade. O proprietário foi multado em R$ 3.600 e a carga destruída no aterro sanitário.

O diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade da Adapec, Carlos César Barbosa, explicou que há 30 dias apreenderam na região 30 toneladas de sementes oriundas de campos clandestinos, por isso, começaram uma linha de investigação que levou até o suspeito. “As sementes estavam sendo reembaladas em um galpão dentro da cidade, sem responsável técnico legalmente habilitado que atestasse a sanidade e a qualidade do produto, além da falta do Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem)”, destaca.

O diretor disse que no início do período chuvoso o comércio de forrageiras tende a aumentar e os consumidores devem redobrar a atençãoquanto aos riscos da aquisição de sementes ilegais. “Estes materiais disseminam pragas e doenças, não tem controle de geração genética, tem baixa qualidade, além de causarem prejuízos econômicos diretos e indiretos à cadeia produtiva”, disse acrescentando que ocasionam pastos mal formados, com a presença de possíveis plantas invasoras.

Para o produtor identificar materiais clandestinos, o primeiro indício são os preços oferecidos, bem mais baratos que os praticados no mercado legal. Outro ponto importante é exigir a documentação do produto que comprove germinação, pureza, variedade, além do Renasem, entre outros. “Precisamos da participação ativa de toda a cadeia produtiva para o combate a pirataria, por meio de denúncias e da não aquisição de sementes de empresas suspeitas”, ressalta o presidente da Adapec, Humberto Camelo.