Polí­tica

Foto: Divulgação

Os prefeitos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), reuniram-se na sexta-feira, 23, com o presidente regional, senador Ataídes Oliveira. Na reunião foram discutidos investimentos em emendas parlamentares para os municípios, as novas Comissões Provisórias do partido e o encontro dos tucanos com o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves e o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

De acordo com Ataídes, o evento pode acontecer em fevereiro de 2016, logo após as festas de carnaval. “Vamos contar com a presença do Aécio e do ex-presidente Fernando Henrique e demais lideranças nacionais. Nós acreditamos no fortalecimento da legenda com esse grande encontro no Tocantins”, destacou o senador.

Ainda na reunião, o presidente do PSDB anunciou que o partido conseguiu homologar 114 Comissões no Estado. Ataídes acredita que, em pelo menos 80 municípios o partido poderá ter candidatos com potencial para disputar as eleições de 2016.  

Ataídes anunciou ainda a implantação de um novo projeto para sustentar a campanha de filiação no Estado. “No início do ano de 2016 estaremos fazendo o trabalho de campo, investindo nas nossas Comissões com ajuda de custo para cobrir despesas, visitando as cidades, participação nas câmaras municipais e ouvindo de perto a necessidade de nossos prefeitos e da população tocantinense”, finalizou.

Repasses prefeituras

Durante a reunião, os prefeitos também discutiram a crise financeira que passam as prefeituras e criticaram o aumento de arrecadação tanto por parte dos governos Estadual e Federal e a diminuição dos repasses aos municípios.

O prefeito de Porto Nacional Otoniel Andrade, cobrou os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que ainda não foram transferidos em sua totalidade aos municípios. “Dos 36 milhões distribuídos entre os municípios, ainda faltam repassar 25 milhões”, ressaltou Otoniel.

O presidente Nacional da Juventude do PSDB, deputado Olyntho Neto, prometeu aos prefeitos que vai fazer pressão junto ao governo do Estado e cobrar agilidade em suas atribuições. “Com toda essa crise, o mínimo que o governo pode fazer é cumprir com suas obrigações e fazer o repasse dessas verbas dos fundos para nossas prefeituras o mais rápido possível”, afirmou.

Participaram da reunião os prefeitos de Porto Nacional - Otoniel Andrade; de Guaraí - Francisco Júlio; da cidade de Almas – Leonardo Cintra; Aparecida do Rio Negro – Deusimar Pereira; Centenário – Wesley Camilo; Ananás – Silvestre Nery; Santa Rosa – Ailton Parente e Bom Jesus do Tocantins, Rosangela Barbosa. Além dos prefeitos, a reunião contou com a presença do deputado Estadual Olyntho Neto; do procurador federal Cleiton Bandeira, da presidente do PSDB Mulher no Tocantins, Cinthia Ribeiro; o advogado tributarista Juvenal Kleyber e dos membros de Comissões: Dulcélio Stival e Oswaldo Stival.

Histórico PSDB Tocantins

Filiados: 17.511

Prefeitos: 20

Vereadores: 113