Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O CineSesc Palmas e Gurupi vão participar de um grupo seleto na próxima semana. As unidades do Sesc nos dois municípios farão parte de uma lista de 200 cidades espalhadas pelo país que estarão inseridas na próxima quarta-feira e quinta-feira, 28 e 29, no Dia Internacional da Animação (DIA). 

Organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), a data de 28 de outubro marca a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo em Paris, na França, no ano de 1892. No Brasil, o evento já está na 12ª edição. O DIA é dividido em: mostra oficial e mostras paralelas (Infantil e Olhar Brasil). A entrada é sempre gratuita. Para este ano foram inscritas 180 animações de todo Brasil, sendo escolhidas as 25 melhores pelo júri da associação. 

A oficial é realizada no simbólico dia 28, às 19h30, simultaneamente em todas os cinemas participantes. São duas horas de exibição de curtas-metragens nacionais e internacionais escolhidos pela ABCA e pela ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação). A programação completa pode ser conferida no site: http://www.abca.org.br/dia/mostras-2015/mostra-nacional-2015/ (Mostra Nacional) e http://www.abca.org.br/dia/mostras-2015/mostra-internacional-2015/ (Mostra Internacional). 

Um pouco antes, no mesmo dia, às 16h, o Cine Sesc Palmas e Gurupi exibe a Mostra Olhar Brasil. Devido ao grande número de produções brasileiras inscritas, o júri do evento criou essa mostra paralela de animações brasileiras, dando mais espaço aos produtores nacionais. São 9 filmes de até 13 minutos de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Pernambuco. Veja a lista em: http://www.abca.org.br/dia/mostras-2015/mostra-olhar-brasil-2015/. 

Na quinta-feira, dia 29, 16h, é a hora da Mostra Infantil. São 10 curtas de diretores brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Paraná e Goiás. A programação completa pode ser acessada em: http://www.abca.org.br/dia/mostras-2015/mostra-infantil-2015/. 

“O CineSesc já recebe o Dia Internacional de Animação desde 2010 e essa longa parceria é muito importante na consolidação do Sesc como o lugar ideal para apreciar o cinema de animação no Tocantins. O CineSesc Palmas e Gurupi está no mapa de grandes circuitos alternativos de cinema, com o Dia Internacional da Animação, o Festival do Minuto e a Mostra de Cinema e Direitos Humanos”, aponta Tácio Pimenta, promotor de cinema do Sesc.