Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Já está funcionando ao lado da loja agroveterinária da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso, o laboratório de classificação de produtos vegetais. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou nesta semana a emissão de certificados de grãos para a estrutura da central de classificação de grãos. O posto deve atender 17 municípios da região.

A certificação foi viabilizada após a cooperação técnica entre a Coapa, Secretaria do Desenvolvimento Agricultura e Pecuária (Seagro) e o Mapa.

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, destaca a importância dessa certificação para o comércio de grãos da região. “Esse laboratório vai dar confiabilidade e uma credibilidade nas negociações comerciais entre o meio produtor, cooperados ou não da Coapa, e a parte compradora, com a classificação oficial”, afirmou. “Essa classificação é aquela que vale em conflitos, em caso de discordância, vai ser um ponto de balizamento da qualidade de grãos da região e pode agregar ao valor final do produto”, completou.

Já o superintendente da cooperativa, José Rander Lopes, assegurou que todos os envolvidos na cadeia produtiva de grãos – produtores, traiding e armazéns gerais – terão o suporte necessário no posto de classificação, e agora também poderão ter acesso rápido a laudos de contra amostras de lotes de grãos, antes era feitos em outros municípios, e que demoravam a chegar aos interessados.

A região de Pedro Afonso é uma das maiores produtoras de grãos do Tocantins e abrange os municípios de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Recursolândia, Centenário, Rio Sono, Itacajá, Guaraí e Fortaleza do Tabocão. A região cultivou na safra 2014/2015, uma área de 89 mil hectares, colhendo 285 mil toneladas de grãos.

Classificação

A classificação de grãos é uma exigência da legislação brasileira que regulamenta a atividade por meio de instruções normativas do Mapa, para que a industrialização e comercialização de produtos vegetais e seus derivados sejam realizados com qualidade e segurança alimentar dentro dos padrões oficiais.

É uma atividade auxiliar ao processo de comercialização dos produtos de origem vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, que tem por finalidade determinar a sua qualidade com base em padrões químicos e físicos. Atualmente, Palmas, Paraíso e Gurupi possuem esse laboratório. 

Endereço

O laboratório de classificação de grãos fica na Avenida Mestre Bento, 2380, Zetor Zacarias Campelo, no mesmo prédio da loja agroveterinária da Cooapa, em Pedro Afonso.