Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a chegada das chuvas, os produtores de Pedro Afonso e de municípios vizinhos iniciaram o plantio da soja. O Departamento Técnico da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins estima que na Safra 2015/2016 será plantada a maior área desde o inicio do cultivo da oleaginosa na região, há 19 anos.

A expectativa é que 60 produtores de Pedro Afonso, Tupirama, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Centenário e Itacajá cultivem aproximadamente 30 mil hectares, superando os 27.430 hectares plantados por 49 sojicultores no ano agrícola interior.

Quem primeiro colocou as máquinas no campo foram os proprietários da Fazenda Brejinho, no último dia 26 de outubro. O grupo pretende plantar 1200 hectares na safra e mais 900 hectares na safrinha.

O trabalho de plantio em toda região deve terminar até o final da primeira quinzena do próximo mês de dezembro.

Produtividade

O engenheiro agrônomo da Coapa, Eduarte Bonafede, explicou que o crescimento da área plantada se deve aos bons preços que estão sendo pagos pela oleaginosa no mercado de grãos. O técnico informou, ainda, que a meta é superar a produtividade de 55 sacas por hectare registrada na Safra 2014/2015.

“A tendência é aumentar a produtividade. Pelo preço da soja estar em alta e de ser um ano que a receita deverá crescer, o produtor está investindo mais em tecnologia e adubação”, detalhou Eduarte Bonafede, lembrando que serão usadas 13 variedades de soja no plantio deste ano.

Consultoria técnica

Como faz anualmente, nesta safra a equipe técnica da Coapa também presta consultoria aos produtores desde a aplicação de insumos agrícolas, acompanhamento do desenvolvimento das culturas, controle de pragas e manejo correto das plantadeiras já no campo. Além disso, a cooperativa com apoio de empresas parceiras, realizou palestras sobre vários temas, entre eles, tecnologia de aplicação de defensivos, plantio de brachiaria rhusienses (tipo de gramínea) para melhorar o solo, micro nutrientes na cultura da soja e comercialização de grãos.