Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A morte do sargento da Polícia Militar Wiratan Fraga dos Santos nesta última segunda-feira, 2, por volta de 01h50min, na cidade de Pindorama, a 215 km da capital, gera polêmica em razão das circunstâncias da ocorrência que ainda não foi esclarecida. Ele morreu durante um tiroteio entre as polícias militar e federal.

O militar foi alvejado durante a troca de tiros e socorrido, mas não resistiu e veio a óbito. O comando da Polícia Militar informa que adotará todas as medidas para acompanhar o caso. Por outro lado, a Polícia Federal vai apurar o caso e investigar os agentes que participaram do fato para depois encaminhar versão oficial sobre o fato que chocou a pequena cidade. Colegas de farda e também familiares do militar estão indignados com as circunstâncias do óbito.

Na versão da PM, os policiais militares estavam devidamente escalados e fardados para executar o serviço de policiamento ostensivo na cidade de Pindorama, quando houve denúncia de que indivíduos suspeitos estavam no interior da agência dos Correios do município.

Ainda na versão da PM, os militares deslocaram ao local da denúncia para averiguar a situação mas os suspeitos já haviam evadido. Logo em seguida, os militares teriam sido surpreendidos pela Polícia Federal em um veiculo do tipo van sem qualquer caracterização e os policiais federais passaram a atirar na direção dos militares que estavam abrigados, os quais revidaram.

Conforme alega a PM, os policiais civis do Gote chegaram ao local e a partir deste momento foi possível identificar que se tratavam de policiais. Até então, devido a falta de caracterização e identificação, os militares dizem que não sabiam que se tratavam de policiais federais.

A Polícia Civil não teria participado da ação e chegou apenas no final do episódio auxiliando no esclarecimento da situação. “Além de acompanhar os trabalhos de investigação, a Polícia Militar instaurará os procedimentos cabíveis para esclarecer as circunstâncias em que essa situação ocorreu. Lamentamos profundamente a tragédia que vitimou o sargento Wiratan Fraga dos Santos que morreu cumprindo sua missão de defender a sociedade. Informamos, ainda, que a Polícia Militar está prestando todo apoio à família do nosso policial”, informou a PM.