Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

 O projeto visa consolidar práticas sustentáveis de agricultura, como a integração Lavoura-Pecuária

O projeto visa consolidar práticas sustentáveis de agricultura, como a integração Lavoura-Pecuária Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  O projeto visa consolidar práticas sustentáveis de agricultura, como a integração Lavoura-Pecuária O projeto visa consolidar práticas sustentáveis de agricultura, como a integração Lavoura-Pecuária

As diversas atividades realizadas pelo Grupo Gestor do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) do Tocantins serão apresentadas pelo engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Fernando Garcia, na manhã dessa quarta-feira, 04, por ocasião do 7º e último módulo do curso "Capacitação Continuada" do Projeto ABC TO "Transferência de tecnologia para consolidação de uma agricultura com baixa emissão de carbono no Tocantins (ABC-TO)".

O evento acontece nos dias 04 e 05 de novembro, no Auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura, das 8h as 17h30, em Palmas e está sendo promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Unidade do Tocantins, em parceria com Governo Federal via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Governo do Tocantins, por meio Seagro e Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

O projeto visa consolidar práticas sustentáveis de agricultura no Estado, além de capacitar de forma continuada técnicos multiplicadores nas tecnologias envolvidas na Recuperação de Pastagens Degradadas (RDP), Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas de Plantio Direto (SDP).

Curso

O treinamento teve início em 2012 e foi realizado em sete módulos. Nessa última fase inclui em sua programação a apresentação dos resultados de experiências realizadas em 36 Unidades Demonstrativas (URT’s), que vêm sendo desenvolvidas em vários municípios do Tocantins. Entre as tecnologias serão apresentados resultados em Unidades de Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistemas de Plantio Direto, Integração-Lavoura-Pecuária (iLP) e Bovinocultura de Leite.

A meta do Governo Federal, é promover, através do Plano ABC, a recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas, além de ampliar o uso do sistema de integração Lavoura- Pecuária- Floresta (iLPF) em quatro milhões de hectares e expandir o uso do Sistema de Plantio Direto (SPD) em oito milhões de hectares.

Programação:

Quarta-feira 04/11

8h – Recepção e abertura ( com presença de autoridade)

9h – Experiência do Plano ABC no Tocantins Formação do Grupo Gestor Estadual – instrutor engenheiro agrônomo Fernando Garcia (Seagro TO),  Capacitação de agentes da extensão rural - instrutor Milene Magalhaes ( Ruraltins), Projeto ABC –TO – Instrutor Deivison Santos (Embrapa Pesca e Aquicultura) e Impactos do projeto ABC TO – Instrutor Roberto M. V. Flores (Embrapa Pesca e Aquicultura)

10h – Intervalo

10h30 – Apresentação de URT’s

12h – Almoço

13h30 – Apresentação de URT’s

15h – Intervalo

15h30 – Apresentação de URT’s

17h30 – Encerramento

Quinta-feira 05/11

8h – Apresentação de URT’s

10h – Intervalo

10h30 – Apresentação de URT’s

12h – Almoço

13h30 – Apresentação de URT’s

15h – Intervalo

15h30 – Apresentação de URT’s

17h – Debate

17h30 – Encerramento do Módulo