Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Luiz Melchiades

Foto: Luiz Melchiades

Na manhã desta quinta feira, 5, foi realizado, na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), encontro para discutir a construção das pautas que farão parte do 8º Fórum de Ações Afirmativas. A reunião contou com a presença de grupos sociais, instituições governamentais e não governamentais, além de representantes de organizações da sociedade civil organizada.

O Fórum está previsto para ser realizado entre 25 e 27 de novembro e irá debater os rumos que o sistema educacional superior tocantinense deve tomar nos próximos anos. À Seduc cabe a iniciativa de propor discussões sobre a rede estadual de ensino, para que o Estado passe a ter, efetivamente, o status de Educação Integral e Humanizada.

Entre as temáticas propostas pela Secretaria, os Direitos Humanos no contexto da educação, voltados para comunidades em situação de vulnerabilidade social, serão o principal mote do evento. De acordo com a gerente de Educação para Diversidade da Pasta, Rosimar Mendes Silva, a Seduc tem uma participação especial no processo de organização do Fórum, porque é do ensino médio que saem os estudantes que futuramente adentrarão as universidades.

Ainda segundo a gestora, a parceria da Seduc com a organização do Fórum de Ações Afirmativas é importante à medida que insere a rede estadual de ensino nas discussões sobre a educação superior, passo seguinte de estudantes secundaristas. “Construir essa parceria e articulação para atingir o jovem que vai ingressar no ensino superior é fundamental para a formação das diretrizes e bases do Fórum”, completou.