Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O bombeiro atleta, sargento Vander de Melo Praxedes, participa da 2ª edição de um dos maiores eventos de triátlon do mundo, o Ironman Fortaleza 2015. Na edição anterior, a prova reuniu atletas de 25 cidades brasileiras e 38 países e nesse ano está marcada para o dia 8 de novembro.

O competidor tocantinense segue desde junho em um treinamento rigoroso que inclui uma rotina que muda semanalmente. “Hoje o meu volume de treino chegou a mais de mil quilômetros por semana de ciclismo e até 300 km de corrida por mês. Tenho mais afinidade com provas de longa distância, por ter mais resistência do que explosão. Minha expectativa é ficar entre os cinco melhores, se eu conseguir fazer tudo o que fiz no treinamento tenho condições de fazer uma ótima prova”, explicou o bombeiro.

Vander é tricampeão estadual de ciclismo, campeão de Ciclismo Contra Relógio, vice-campeão tocantinense de triátlon, vencedor na categoria militar da Corrida do Fogo em 2015.

A prova

O circuito desafia os atletas a percorrerem 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. Na edição 2014 o evento atraiu cerca de 6 mil pessoas. O Ironman Fortaleza classificará 50 competidores para a final do Mundial Ironman do Havaí, em 2016.

Participam da competição representantes de diversos países em um desafio que fica ainda mais forte em razão do forte calor e dos ventos da região. A largada será no Marina Park Hotel, está prevista para às 6h, do próximo domingo, 8, com limite de prova de 17 horas.