Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Preocupado com o aumento da violência no Tocantins, o deputado estadual Elenil da Penha (PMDB) cobrou, esta semana, a ampliação dos investimentos em segurança pública no estado. “Temos assistido, com perplexidade e apreensão, o crescimento da insegurança nos municípios tocantinenses. Homicídios, assaltos, tráfico de drogas, ataques a bancos e às agências dos Correios. A criminalidade avança, fazendo vítimas nas grandes e pequenas cidades. Diante deste cenário, cabe a nós, representantes do povo, cobrar a adoção de políticas públicas que combatam a delinquência em suas causas e não apenas em suas consequências. É preciso debater o assunto com a sociedade, propor caminhos e buscar soluções que, de fato, ajudem a minimizar o problema”, explicou o parlamentar, em discurso feito na tribuna da Assembleia Legislativa (AL).

Para Elenil, na guerra contra o crime, é fundamental que sejam oferecidas às polícias boas condições de trabalho, que os órgãos de segurança trabalhem de forma integrada, que sejam estudadas alternativas como a implantação de videomonitoramento nos grandes centros urbanos e, o mais importante, que sejam garantidos recursos para ações preventivas. “Eu entendo que a prevenção é o melhor caminho. E ela passa, claro, pela educação. O jovem que está na escola vê no estudo a oportunidade de crescer com dignidade. Há menor risco de ele se envolver com o mundo do crime”, argumentou o deputado.

O parlamentar lembrou que o orçamento do estado será discutido nos próximos dias e é necessário priorizar, além das áreas da saúde e educação, a segurança pública. “Infelizmente, a situação financeira do Tocantins é frágil. Nossa capacidade de investimento está longe do ideal. Por isso, devemos debater o orçamento levando em conta as prioridades e, hoje, a segurança é, sem dúvida, uma delas. A população clama por paz. As pessoas estão com medo de sair de casa. Precisamos ouvi-las e corresponder aos seus anseios”, finalizou Elenil.