Estado

Foto: Edsom Leite Secretário Renato de Assunção e o ministro Antônio Carlos Rodrigues durante reunião em Brasília Secretário Renato de Assunção e o ministro Antônio Carlos Rodrigues durante reunião em Brasília

A construção da ponte que liga o município de Xambioá (TO) ao município de São Geraldo (PA) está com verba garantida para o próximo ano. O assunto foi tratado durante reunião entre o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e o secretário de Representação em Brasília, Renato de Assunção, na quinta-feira, 5.

Por meio de emenda da bancada, de caráter impositivo, devem ser incluídos na Lei de Orçamentária Anual (LOA) de 2016 do Governo Federal a destinação de R$ 100 milhões para a obra, que tem custo total estimado em R$ 160 milhões. Segundo informações do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (Dnit), com a aprovação desse recurso na LOA 2016, o órgão deverá licitar as obras no mês de fevereiro.

A ponte com 1.721 metros de extensão será construída no trecho da BR-153 que interliga a malha viária dos Estados do Tocantins e Pará. Os estudos ambientais e o projeto executivo já foram aprovados junto ao Dnit.

Atualmente, a travessia do Rio Araguaia neste local é realizada pela operação de balsas. Nos períodos com nível normal das águas, a extensão da travessia é de aproximadamente 1.700 metros. No período chuvoso, o trecho fica ainda maior, gerando transtornos à logística e ao escoamento da produção local e regional.