Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Neste sábado, a Escola Santa Rita de Cássia, na região sul de Palmas, recebeu a 6ª e última etapa do Campeonato Tocantinense de Judô. Foram 206 inscrições de seis academias de Palmas e Paraíso, contando ainda com atletas de Araguaína e Xambioá, pólos vinculados a associações da capital.

Com 93 inscrições, a AD Guerra/Sesi acabou levando a etapa, com 32 medalhas de ouro, seguida pela Palmas Judô, com 23. Em terceiro ficou o Sesc, com 15 ouros, Kodokan de Paraíso com 13, Dom Bosco com 3 e Blindados com 1. Ausente do estado neste fim de semana, o técnico Daniel Iglesias (Guerra/Sesi) acompanhou de longe o desempenho dos seus alunos e ficou surpreso com o volume da participação: "Acho que esse número de inscritos de uma só academia deve ter sido um recorde nos estaduais. E só foi possível por causa das parcerias que temos que nos ajudam a aliviar os custos. Portanto agradecemos ao nosso grande patrocinador, Sesi, além da Wizard, Personal Trainer Fitness, Real Defense Segurança e Turim Palace Hotel", afirmou. 

"A competitividade deste ano está clara nos próprios resultados de cada etapa. Foram três etapas vencidas por nós (Guerra/Sesi) e três vencidas pela Palmas Judô", contou Fred Guerra, técnico da equipe vencedora. "Essa disputa sadia faz com que todos treinem, se esforcem e participem mais, o que desenvolve a modalidade, traz novos competidores e fortalece a federação. Tem sido um ano positivo para todos, mas que ainda não acabou", finalizou.

Interior do Estado 

A sexta etapa foi marcada pela expressiva participação de atletas do interior. Foram 30 inscrições de Paraíso, 29 de Xambioá e 1 de Araguaína. Para Tibério Alan, gestor do pólo Guerra/Sesi de Xambioá, esse tipo de experiência é muito importante para seus pupilos. "Eles aprendem muito sobre dedicação, planejamento, espírito de equipe, superação de limites. Foi um ano de grande aprendizado para todos nós. Por isso gostaria de agradecer à Prefeita de Xambioá, Silvia Machado, ao Sesi, ao Studio de Treinamento Funcional Ação e Movimento, do proprietário Emerson Barros, à Câmara dos Vereadores de Xambioá, ao Verdurão e Adega Dantas e aos colaboradores Fabiano Duarte Silva e Heloisio Barbosa. Sem toda essa turma, a gente jamais conseguiria participar de maneira tão marcante", agradeceu Tibério.

Ranking Tocantinense 

Mesmo com a vitória na última etapa do circuito estadual, a associação campeã ainda não é conhecida. Isso porque resta uma sequência de competições fora do Tocantins antes do fechamento das pontuações. Serão pelo menos cinco eventos até o final de novembro: Campeonato Brasileiro Master, Jogos Escolares da Juventude, Copa Internacional de Fortaleza, Circuito Interestadual GO/TO/DF e Seletiva Nacional para a Seleção de Base.