Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fábio Gamba

A eclosão de mais de 100 ovos de quelônios foi monitorada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) na base montada pelo órgão, na Praia da Gaivota, no município de Araguacema, nos últimos dias. Ao todo, 120 animais nasceram por meio do Projeto Quelônios, ação realizada pelos técnicos do Instituto da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal / Cantão.

O supervisor de Gestão APA Ilha do Bananal / Cantão, Fábio Gamba, informou que após essa eclosão, as covas, onde os ovos foram depositados, foram limpas. “Os quelônios voltaram para a cova com o objetivo de absorver a reserva de nutrientes e, somente após essa etapa, eles serão soltos na natureza”, explicou.

As ações continuam até dezembro. Ainda estão sendo monitorados cerca de 150 ovos que continuam nas covas feitas pelos técnicos.

Projeto

As atividades iniciaram no último em setembro com a construção da base na Praia da Gaivota. Após a identificação dos locais de desova, a equipe realizou a transferência dos ovos das covas ameaçadas. Até o nascimento, a equipe monitora para que os filhotes possam ser reintroduzidos à natureza.

A ação, que abrange o monitoramento e acompanhamento desses animais nos rios do Estado, desde a desova até a introdução dos filhotes na natureza, contribui para recompor a espécie e, sobretudo, para que a tartaruga saísse, em 2003, da lista de animais em extinção.

O projeto é realizado pelo Naturatins, com o apoio da Prefeitura de Araguacema e do comércio do município.