Polí­tica

Foto: Divulgação Ministra Kátia Abreu apresenta potencialidades do Matopiba Ministra Kátia Abreu apresenta potencialidades do Matopiba

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) apresentou nesta última quinta-feira (12), em Abu Dhabi, as oportunidades de investimento no agronegócio brasileiro à holding emirática Aldahra. Após ouvir sobre o potencial de regiões como o Matopiba (formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e o Sul, o vice-chairman Khadim Al Darei afirmou que enviará uma missão técnica da empresa ao Brasil.

A missão vai identificar as oportunidades de investimento e os produtos agropecuários de interesse da empresa, líder nos Emirados Árabes Unidos em importação de arroz. A Aldahra é um fundo de investimentos que também atua na comercialização, operação e produção de rações e alimentos como farinha, frutas e vegetais, além de arroz. A holding, que pertence ao sheik Hamdan al-Nahyan, é grande re-exportadora para mais de 20 países árabes.

“Enviarei um grupo técnico para fazer uma pesquisa sobre o potencial de produtos e empreendimentos nos quais podemos investir”, disse o empresário, destacando o papel estratégico do Brasil. “É um país muito importante para nós. Sei que agora estamos com as pessoas certas e estamos animados para dar início à cooperação com o Brasil”, acrescentou.

O Ministério da Agricultura enviará à empresa um relatório detalhado das oportunidades de negócios no Sul do país, com foco na produção de arroz, e no Matopiba, com grãos, frutas e criação de peixes – produto que também tem grande potencial na Amazônia Legal, destacou Kátia Abreu. “Estamos desenhando um grande programa para criação de peixes de água doce, uma atividade sustentável para a região amazônica”, explicou.

A ministra se comprometeu a ajudar o grupo da holding a manter contato com os empresários brasileiros. Após a visita técnica, Khadim Al Darei afirmou que irá pessoalmente ao Brasil para dar início à cooperação.

Por: Redação

Tags: Agronegócio, Kátia Abreu, Matopiba