Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Na manhã desta segunda-feira, 16, policiais civis da Delegacia Interestadual de Capturas (Polinter) e do Plantão, comandados pelo delegado Reginaldo de Menezes Brito, deram cumprimento a um mandado de prisão de recaptura em desfavor de Aparecido R. de O., de 60 anos de idade. Ele é condenado a 11 anos de prisão pela prática de estupro de vulnerável, em São Sebastião do Paraíso/MG, em 2004 e foi capturado, quando se encontrava nas proximidades de sua residência, na Quadra 712 Sul, em Palmas.

Conforme o delegado, as investigações que resultaram na prisão do indivíduo tiveram início há aproximadamente 90 dias, quando a Polícia Civil mineira informou a Polinter do Tocantins que um foragido da justiça de São Sebastião do Paraíso poderia estar escondido em Palmas. Com base nestas informações, os investigadores da Polinter começaram os levantamentos e descobriram que o homem estava residindo, na Capital desde o ano de 2006, onde levava uma vida normal, trabalhando como vendedor ambulante.

Diante dos fatos, os policiais civis montaram campana nas proximidades da residência do acusado e, quando o mesmo se aproximou da casa, foi abordado e preso, sendo conduzido à sede da Polinter, onde o delegado Reginaldo cumpriu o mandado de recaptura em aberto contra o mesmo. Após os procedimentos cabíveis, o foragido foi recolhido à carceragem da Casa de Prisão Provisória de Palmas, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário de Minas Gerias, Estado para onde deverá ser recambiado, em breve, a fim de que possa cumprir a pena a qual foi condenado.

De acordo com o delegado, a prisão de Aparecido representa mais tranquilidade à população e a certeza de que mais um foragido da justiça deixará as ruas de Palmas, para que volte a cumprir a pena a qual foi condenado. “Nossos policiais civis têm realizado um trabalho investigativo constante e incansável na busca de informações que possam levar a captura de mais pessoas foragidas da justiça do Tocantins e também de outros estados, que por ventura, estejam residindo em Palmas ou no interior do Estado e, nesse esforço, a população pode ajudar a Polícia Civil, por meio de denúncias através dos telefones”, ressaltou.

O crime

Segundo as investigações da Polícia Civil, em 2004, na cidade mineira de São Sebastião do Paraíso, Aparecido Reinaldo teria estuprado uma garota de apenas 10 anos de idade. Logo após o crime, ele foi capturado e passou dois anos preso, no entanto, em 2006 ele fugiu para Palmas, passando a ser considerado foragido da justiça. Em 2008, ele foi julgado e condenado a uma pena de reclusão em regime fechado de 11 anos de prisão, no entanto até então, nunca mais havia sido localizado para que desse início ao cumprimento de sua sentença.