Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Representantes da área de segurança pública no Estado reúnem-se nesta terça-feira, 17, com deputados estaduais. No encontro, que será realizado às 17 horas, na sala da presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins, serão discutidas possíveis soluções para a escalada da violência no Tocantins.

Devem participar o superintendente da Polícia Federal, Arcelino Vieira Damasceno; César Roberto Simoni, secretário de Estado da Segurança Pública; Glauber de Oliveira Santos, comandante Geral da Polícia Militar do Estado; e Francisco Viana Cruz, secretário municipal de Segurança e Defesa Civil de Palmas.

A reunião é uma iniciativa do deputado estadual Nilton Franco (PMDB), presidente da comissão de Segurança Pública da Assembleia. Segundo o parlamentar, o objetivo é discutir formas de enfrentamento da violência. “Propus esta reunião para que, juntos, possamos encontrar mecanismos que ajudem a reduzir os índices de criminalidade no nosso estado”, explica.

Uma das possíveis alternativas, antecipada pelo deputado, seria a formação de uma força-tarefa para prevenir novos crimes e elucidar casos como a morte do sargento Wiratan Fraga dos Santos, ocorrida no início deste mês. O policial militar foi morto por policiais militares durante uma operação em Pindorama, região Sul do Estado.

Além dos representantes da segurança pública, Nilton Franco convidou também seus colegas Olyntho Neto (PSDB), Valdemar Junior (PSD), Luana Ribeiro (PR) e José Roberto Forzani (PT), todos membros titulares da Comissão de Segurança da Casa de Leis.