Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Por meio de proposição do deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), a Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira, 19, às 14 horas, Sessão Solene alusiva ao Dia da Consciência Negra. O evento contará com homenagens às entidades do movimento negro no Estado e comunidades quilombolas, além atrações culturais.

Na sessão desta quarta-feira, 18, Ricardo Ayres apresentou também requerimento que solicita Título de Cidadão Tocantinense, in memorian, ao ativista do movimento negro que viveu em Porto Nacional, José Iramar da Silva, que faleceu em 2012. 

O título visa reconhecer o empenho, o trabalho e a dedicação de José Iramar, que durante toda a sua vida se dedicou a tornar o Tocantins e o Brasil socialmente mais justos.

A solicitação ainda seguirá os trâmites da Casa e passará pela apreciação do Executivo.

Perfil

José Iramar era natural de Imperatriz (MA) e chegou a Porto Nacional no início dos anos 80, quando integrava a equipe da ONG Comsaude - Comunidade de Saúde e Educação de Porto Nacional, organizando movimentos sociais e culturais ligados as comunidades atendidas pela entidade.

Embora tenha elegido o Tocantins como sua casa, Iramar percorreu o país representando os movimentos sociais nos quais militou a vida toda, tendo expressivas participações culturais, como no teatro, nas artes audiovisuais (fotógrafo, cinegrafista, e arquivista) e na música (cantor e compositor).

José Iramar da Silva foi incentivador e fundador do Gruconto - Grupo Consciência Negra do Tocantins, que é o mais antigo do Estado e luta contra toda forma de discriminação.

Integrou, ainda, o Grupo de Teatro Renascimento, que foi um dos mais importantes grupos de teatro no norte goiano, sendo ainda um dos fundadores do Grupo Chama Viva - Cia de Teatro de Tocantins e um dos principais articuladores e idealizadores da Via Sacra, que é a encenação a céu aberto contando a história de Jesus, realizada até hoje no Estado.