Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Parte dos 120 idosos atendidos pelo grupo da terceira idade de Guaraí esteve em Pedro Afonso nesta quinta-feira, 19 de novembro, visitando o grupo da terceira idade daquela cidade, que estava encerrado as atividades do ano de 2015.

O intercâmbio, o segundo da atual gestão, foi promovido pelas secretarias responsáveis pela área social dos dois municípios. No total, o encontro reuniu cerca de 200 idosos.

Na programação momento de oração, muito forró ao vivo interpretado por artistas guaraienses e pedroafonsinos, além de um almoço.

Aos 104 anos, o aposentado Raimundo Gomes de Sousa, que nasceu em Riachão (MA) e mora em Guaraí desde 1965, era o mais idoso na festa. Apesar de ter atravessado um século de vida, contou animado que adora dançar e fazer novas amizades. “No encontro dos idosos a gente se diverte muito, conversa e espanta as doenças”, disse sorrindo Seu Raimundo, que é viúvo e tem sete filhos, 25 netos e 25 bisnetos.

A presidente do Centro de Convivência do Idoso de Guaraí, Maria Rufina da Silva, 74 anos, lembrou que as atividades ajudam a melhorar a autoestima dos participantes.

A secretária de Desenvolvimento Social, Simonya Mariano Santos, explicou que o grupo da terceira idade conta atualmente com 120 pessoas cadastradas e se reúne toda terça-feira, no Centro de Convivência do Idoso. Lá são oferecidas atividades físicas, com apoio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, atendimentos médicos e psicológicos, além de eventos recreativos com dança.

Academia

O prefeito de Guaraí, Francisco Júlio, e a primeira-dama, Denize Sobrinho, acompanharam os idosos no passeio a Pedro Afonso. Na ocasião, o chefe do executivo municipal agradeceu a recepção do prefeito do município vizinho, Jairo Mariano, e de sua equipe. Ele também anunciou que, em breve, será inaugurada ao lado da Unidade de Saúde do Jardim Brasília, uma academia com equipamentos modernos para atender não apenas os idosos, mas também a comunidade em geral.

“O trabalho feito com os idosos é uma forma de retribuir tudo que eles fizeram pela sociedade guaraiense”, destacou a primeira-dama Denize Sobrinho.

Além do prefeito, da primeira-dama e da secretária de Desenvolvimento Social, também acompanharam os idosos na visita a Pedro Afonso, o vereador Bonfim e a equipe da área de assistência social de Guaraí.