Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Tocantins divulgou o balanço da Operação Integrada, realizada na última sexta-feira, 20, que teve como foco a prevenção e combate ao crime em todo o Estado. A iniciativa consistiu no emprego do efetivo administrativo e operacional de todas as Unidades da capital e do interior, em reforço ao policiamento de rotina, tendo como alvos principais as áreas comerciais e residenciais.

As ações consistiram em realização de blitzes de trânsito em pontos estratégicos e nos pontos considerados críticos em todas as cidades do Estado. Foram efetuadas abordagens em pessoas e veículos suspeitos, com atenção especial às motocicletas e ônibus. Também foram reforçadas as atividades de policiamento ostensivo a pé e motorizado, com ações proativas, intensificando a presença da Polícia Militar nos centros urbanos, transmitindo à população um aumento de segurança e a diminuição dos números de ocorrências.

Ao todo foram abordadas 2.954 pessoas, 2.524 veículos, sendo apreendidas uma arma de fogo e seis armas brancas. Também foram apreendidos 101 veículos. Foram realizadas duas apreensões de entorpecentes, uma delas na Capital, onde dois suspeitos foram presos com 10 papelotes de substância análoga a cocaína, e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil. Outras seis pessoas também foram detidas em todo o estado por crimes como porte ilegal de arma, embriaguez ao volante, posse de drogas, roubo de veículo, dentre outros.

Além do policiamento ordinário, também foram empregados na Operação Integrada o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) e o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual e de Divisas (BPMRED). Coordenaram a operação o coronel Felizardo Ramos dos Santos, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), o coronel Luiz Carlos Barbosa Ferreira, do Comando de Policiamento do Interior (CPI), e o coronel Wagner Vieira da Cunha, do Comando do Policiamento Especializado (CPE).

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, tal resultado é bastante satisfatório visto que a operação teve abrangência em todo o estado e a presença da Policia Militar foi intensificada, gerando maior sensação de segurança no cidadão. “A Polícia Militar tem atendido o anseio da população promovendo ações estratégicas em prol da segurança pública, e os resultados tem sido cada vez melhores”, pontuou o comandante.