Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Dirceu Leno

Para marcar oficialmente o “Novembro Azul”, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio das Secretarias de Assistência Social e Saúde, promoveu na noite desta última segunda-feira, 23, no Espaço Cultural da Secretaria de Esportes e Juventude, uma palestra sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata e outras doenças, com o médico urologista da cidade de Imperatriz/MA, Dr. Kalielton Ribeiro.

A ação tem foco na Campanha Novembro Azul – que é realizada este mês em diversos países e dirigida à saúde do homem. O objetivo da palestra foi incentivar a reflexão sobre a problemática da doença e motivar os homens à realização dos exames preventivos. 
Kalielton Ribeiro especialista na área de urologia, esclareceu sobre os principais fatores de risco causadores da doença. Na oportunidade, o palestrante também elucidou as diversas dúvidas dos presentes ao evento.

O prefeito Fabion Gomes (PR) destacou a importância da programação e de políticas públicas eficazes desenvolvidas pela Prefeitura e pela Secretaria de Assistência Social e demais outras imbuídas nessa ação. “Hoje estamos fazendo uma coisa que nós nunca fizemos. Pela primeira vez nós estamos reunindo os homens de Tocantinópolis a participarem deste encontro, onde trouxemos um especialista no assunto para proferir uma palestra e tirar as dúvidas sobre o câncer de próstata”, destacou.

Fabion destacou que o “Outubro Rosa” foi dedicado à prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero e que agora é a vez dos homens com o “Novembro Azul” e por isso a Prefeitura estaria trazendo um especialista para informar da importância da prevenção e tratamento da doença.

“Nós estamos trazendo um especialista no caso, pra dizer a vocês da importância de se fazer um PSA. A próstata tem vários exames como o de toque, que todo homem às vezes acha que é humilhante, mas não, você está se tratando e cuidando da sua saúde e isso não é humilhação nenhuma, tampouco feio. É cuidar da saúde, lutar contra uma coisa que mata. É melhor você fazer a prevenção antes, pois depois vai ficar muito mais difícil e caro fazer o tratamento. Muitas das vezes não tendo mais nem condições de cura. E o sofrimento que causa para o cidadão, para a família e para os filhos?”, frisou.

Para finalizar, Fabion disse que o urologista Kalielton Ribeiro não tinha cobrado nenhuma quantia para proferir a palestra, pois fazia tal ato em prol da saúde e bem estar dos cidadãos. “Esta reunião que estamos fazendo aqui com vocês é para o bem de todos nós, para bem dos homens que querem ouvir e se inteirar sobre essa doença. O Dr. Kalielton veio aqui realizar esta palestra sem cobrar nada, somente com a vontade, o carinho e o amor de dizer para vocês da importância de se estar tratando na hora certa e fazendo a prevenção contra essa doença terrível”, finalizou.

Durante o encontro, houve sorteio de exames de PSA e uma bicicleta. Teve ainda a distribuição de um delicioso bolo e refrigerante para todos os presentes no evento.

Saiba Mais:

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. A cada dez casos de câncer descobertos no início, há chances de cura em nove. Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas.

Novembro Azul

Estudo realizado este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano.

A doença não tem prevenção, mas seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. É possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa.
Para conscientizar a população da importância dos exames anuais a partir dos 40 anos, a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida realizam o Novembro Azul.

Presenças

Esteve presente durante o encontro o prefeito municipal Fabion Gomes (PR); a primeira-dama e secretária da Mulher, Clemilda Borges; o delegado da PC, Tiago Daniel de Morais; os vereadores, Aderson Buxim (PR) e Eleny Araújo (PSC); o tenente da PM, Maciel Martins; os secretários de Assistência Social, Walderice Santos; de Administração, Cristiane Oliveira; de Cultura, Mazhin Arruda; o diretor Regional de Ensino, Dorismar Carvalho; o pastor Sadrak e comunidade em geral.