Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

“Poesia, música, história, cultura popular e muita energia! Um espetáculo emocionante e diferente de tudo o que você já viu”. Assim promete ser o espetáculo teatral “Zé”, de A Barraca Cia de Artes, que será apresentado no sábado, 27 em duas sessões, às 19 e às 21 horas, no Espaço ArtPalco, em Araguaína, no Norte do Estado.

A apresentação da Cia Barraca em Araguaína é uma realização do Grupo ArtPalco com apoio da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e da Fundação Restaurar. Além do entretenimento, a iniciativa tem ainda foco social, com a cessão de ingressos para projetos de recuperação de ex-dependentes químicos e crianças carentes da cidade, como o Projeto Ana e a Associação de Moradores do Setor Itaipu. 

Espetáculo

Resgatando a linguagem mambembe, a proposta de “Zé” é abordar o mundo lírico do poeta José Gomes Sobrinho (in memorian), por meio de seus textos, música e principalmente pelo modo como as pessoas o viam, trazendo a tona sua visão de mundo, suas concepções a cerca da vida e de sua realidade. As atrizes Magna Carneiro, Poliana Alves, Leidiane Martins, Cinthia Abreu e Iva de Oliveira se revezam em cena com música, dança e teatro para elucidar, através da composição cênica ator-conceito-linguagem a visão artística de José Gomes Sobrinho.

Trata-se de uma homenagem aos dez anos de falecimento do poeta que é referência para a cultura tocantinense. “Não se trata de uma referência biográfica ao José Gomes Sobrinho, mas pretendemos sim dar movimentos, expressões, cores e sentimentos à obra poética dele, tornando-a visual”, explica o diretor do espetáculo, o ator Nival Correia.

Presidente de A Barraca, a atriz Magna Carneiro complementa que o espetáculo traz não só uma releitura das obras do artista com música, dança e interpretação teatral, mas também da vida particular do artista. “Mostramos ao público um ‘Zé’ que todo mundo tem uma história para contar, um episódio que vivenciou, buscando estimular o público a compreender subjetivamente as concepções que norteavam o artista a cerca de suas obras e da vida”, ressalta. 

Além da linguagem de cultura popular no teatro de rua, o espetáculo traz uma proposta diferenciada até na execução musical, com instrumentos nada convencionais, como pedaços de telha, azulejo, canos, serrote, martelo, balde com água, pilão e chocalho andino, entre outros elementos. 

História

A Barraca foi criada em 2002 e surgiu da necessidade de um grupo de artistas em fomentar a cultura de um modo em geral. Sempre focando a importância da arte como instrumento de transformação e integração social das diferentes camadas da sociedade, é que a Barraca busca levantar discussão referente à cultura, a arte e a educação (para a saúde, o trânsito o meio ambiente e etc), principalmente realizando trabalhos e intercâmbios entre especialistas, profissionais da arte, e sociedade. Os espetáculos e esquetes realizados pela “A Barraca Cia Experimental de Artes” utiliza, em sua maioria, a linguagem de teatro de rua permitindo assim a apresentação de seus trabalhos em diversos espaços e oportunizando o acesso à cultura e a arte à sociedade em geral, principalmente as camadas com maior dificuldade de acesso aos espaços de promoção da cultura e arte em nossa cidade.

Homenageado

Nascido em 1935, em Garanhuns (PE), José Gomes Sobrinho chegou ao Tocantins em 1989. Presidente do Conselho Estadual de Cultura, José Gomes Sobrinho era acadêmico da ATL- Academia Tocantinense de Letras, ocupante da cadeira nº, 28 e da Academia Palmense de Letras, cadeira 09. Autor de 13 livros publicados, José Gomes presidia também o Fórum Nacional de Conselheiros Estaduais de Cultura.