Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Para atender demandas de municípios e fortalecer a atenção básica, seis novos profissionais do Programa Mais Médicos chegaram ao Tocantins. Eles fazem parte do contingente reserva do programa e vão compor equipes de Saúde da Família nos municípios de Itacajá, Palmas, Araguaína, Maurilândia, Sítio Novo e Buriti do Tocantins.

Para recebê-los a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Comissão Estadual do Programa Mais Médicos no Tocantins estão promovendo o acolhimento desses profissionais. A apoiadora do Ministério da Saúde no Estado, Anna Crystina Brito Bezerra, informou que a ação é um momento em que os profissionais recebem orientações sobre a saúde no território tocantinense e em cada município em que irão atuar. 

“Apresentamos os indicadores de saúde, vigilância, características, rede de atenção à saúde no Tocantins, além dos programas efetivados. Estas informações irão subsidiar os profissionais em sua atuação nos municípios”, informou.

Médica há 26 anos, a clínica geral Vivian Ruiz, natural de Cuba, disse que espera ajudar a população do município de Itacajá, onde irá atuar. “Esse é meu principal objetivo, levar a toda a população minhas experiências como médica. Penso que as pessoas são bem parecidas no mundo inteiro, independente da classe social. Estou sendo muito bem acolhida e quero dar o melhor de mim”, disse.

No Tocantins, o Programa Mais Médicos conta com 150 profissionais que atuam em 75 municípios tocantinenses.