Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ulisses Holanda

Foto: Ulisses Holanda

A deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) apresentou na manhã da última quarta-feira, 25, no Plenário da Assembleia Legislativa (AL), um requerimento em que pede ao governador, Marcelo Miranda (PMDB), a reativação do Projeto Fábrica de Cadeiras de Rodas.

De acordo com a parlamentar, a solicitação é justificada pelo fato do projeto prever o ensino de cursos específicos para fabricação e reparo dos equipamentos direcionados às pessoas com deficiência física. Com a sua reativação, o projeto beneficiaria deficientes em situação de violações de direitos e/ou vínculos familiares e comunitários rompidos.

“É necessário garantir aos deficientes físicos, o direito de locomoção com autonomia e independência, permitindo seu fortalecimento social, político e econômico, como cidadãos plenos que são”, afirmou.

A reestruturação do projeto, além de auxiliar muitas pessoas com emprego e renda, também proporcionaria aos deficientes mais carentes uma oportunidade de obter uma cadeira de rodas, segundo a deputada. “Desta maneira, seria oferecido a ele uma melhor qualidade de vida”, completou Valderez.

O requerimento da deputada deve ser analisado pelo Plenário da Casa nos próximos dias.

Sessão Solene

Após solicitação da parlamentar, em conjunto com a deputada estadual Amália Santana (PT), será realizada uma Sessão Solene em homenagem a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (APAES) e a todas as pessoas com deficiência do Tocantins. Ela ocorrerá no dia 15 de dezembro, a partir das 14h, no Plenário da Casa.