Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Dennis Tavares Distrito de Luzimangues ganha uma delegacia de polícia e uma viatura Distrito de Luzimangues ganha uma delegacia de polícia e uma viatura

Foi inaugurada, na manhã desta segunda-feira, 30, a 4° Delegacia de Polícia Civil (4° DPC) de Porto Nacional, localizada no distrito de Luzimangues. A partir desta semana, a população daquela localidade não precisará mais se deslocar para Palmas ou Porto Nacional a fim de buscar atendimento junto à Polícia Civil. Todos os atendimentos, inclusive das delegacias especializadas, serão resolvidos pelo 4° DPC, que conta com o delegado titular Pedro Ivo Costa Miranda, três agentes de polícia e um escrivão, além de uma viatura.

A vice-governadora Cláudia Lélis, que na ocasião representava o governador Marcelo Miranda, destacou a importância da implantação daquela delegacia de polícia. “É uma obra relativamente pequena, mas de grande importância para a comunidade. E um exemplo de que em um momento de crise que o Estado e municípios estão passando, quando os poderes e a sociedade se unem, é possível uma inauguração tão rápida como essa”.  A vice-governadora acrescentou que essa é mais uma prova de que o governador Marcelo Miranda não tem medido esforços para garantir a segurança em todo o Estado. E aproveitou para anunciar que Luzimangues contará também com um efetivo de 24 policiais militares.

O secretário da Segurança Pública do Estado do Tocantins, Cesar Simoni, também fez questão de frisar a importância do envolvimento de toda a comunidade de Luzimangues para a implantação da delegacia. “Apesar das dificuldades para essa implantação, essa tem sido uma prioridade para o governador e a vice-governadora. E quando todos os segmentos sociais se juntam, o resultado é esse, uma delegacia bem estruturada, aconchegante”, afirmou o secretário. Ele agradeceu ainda o apoio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que doaram os móveis, computadores e ar-condicionados utilizados na delegacia.

Para Danilda Barros Lima, 30 anos, que mora no distrito há mais de 15 anos, a instalação de uma delegacia no Distrito deve facilitar a vida da comunidade e reduzir a criminalidade em Luzimangues. “Conheço pessoas que tiveram que ir para Porto Nacional, a mais de 60 quilômetros daqui, só para serem atendidos em uma delegacia. E muita vezes as pessoas não tem nem meio de transporte para isso. Mas agora vai ser muito mais fácil porque tudo vai ser resolvido por aqui”, disse.

Além das autoridades citadas, estavam presentes na inauguração o delegado geral da Polícia Civil, Roger Knewitz, o diretor de Polícia do Interior, Márcio Girotto, o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, o delegado da 4° Delegacia Regional de Polícia Civil de Porto Nacional, Jairon Miranda, o vereador Joaquim do Luzimangues, representando a Câmara de Vereadores de Porto Nacional, o tenente Tolentino, representando a Polícia Militar, e Kelson Bruno, representante dos empresários que atenderam as adaptações necessárias para a implantação da delegacia.

A 4ª DPC está localizada na rua Campos Lindos, quadra 09, lote 17, loteamento Orla Oeste, ao lado do prédio onde funcionará a sub-prefeitura de Luzimangues. O atendimento será de segunda a sexta-feira, em horário comercial.