Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Para orientar os profissionais do Programa Mais Médicos que atuam na atenção básica no Tocantins quanto aos cuidados especiais e diagnóstico da dengue, febre de chikungunya e zika vírus, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esteve reunida na manhã desta quarta-feira, 2, com profissionais da Região de Saúde Capim Dourado, durante o Encontro Locorreginal do programa.

“Esse é um momento oportuno, é um grupo que trabalha com atenção básica e vem contribuir muito na assistência, principalmente a gestante. Estamos dando atenção especial nesse momento para o zika vírus em função da possível relação com a microcefalia. Por isso a gestante precisa desse cuidado especial, o médico precisa ajudar no processo de orientação, de cuidado e assistência à gestante”, destacou a diretora estadual de Vigilância Epidemiológica de Doenças Vetoriais e Zoonoses da Sesau, Mary Ruth Batista Maia.

Ainda segundo a diretora uma atenção especial também deve ser dada às consultas de pré-natal, ao cartão de vacina e outros cuidados para proteger tanto a mãe quanto o bebê. “Vamos construir uma agenda conjunta com esses profissionais para debater assuntos referentes a doenças transmitidas por zoonoses”, informou.

Encontro Mais Médicos

A atualização fez parte do Encontro Locorregional  da Região de Saúde Capim Dourado e contou com a participação de gestores, profissionais médicos, tutores, supervisores, apoiador do Ministério da Educação (MEC), apoiadora do Ministério da Saúde e representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

Os encontros são realizados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) com o apoio da Sesau e a Comissão Estadual do Programa Mais Médicos no Estado. No Tocantins, o programa conta com 150 profissionais que atuam em 77 municípios tocantinenses.

Para a apoiadora do Ministério da Saúde no Estado, Anna Crystina Brito Bezerra, o encontro além de mostrar o panorama do  programa no Tocantins é um momento ímpar de aproximação dos profissionais médicos, supervisores e demais colaboradores engajados no fortalecimento da atenção básica no Estado. O encontro possibilita, reflexão sobre a prática e processos de trabalhos desenvolvidos nas Equipes de Saúde da Família e possibilita trocas de experiências e estratégias, que visam qualificar a atenção e assistência a saúde no âmbito dos municípios.  

Segundo a Diretora de Atenção Primária (DAP) da Sesau, Marudiney Rodrigues, na oficina estão discutidos indicadores que vão auxiliar na prestação de serviço à população. “Buscamos acolher estes profissionais e enfatizar as ações que podem ser desenvolvidas no âmbito da atenção primária municipal, a fim de melhorar indicadores locais. É um espaço de educação permanente, rodas de discussão de indicadores, mais especificamente em relação à dengue, chikungunya e o zika vírus”, ressaltou. 

Segundo a primeira pesquisa de avaliação do programa, realizada pelo Ministério da Saúde (2014),  além do crescimento de 45% no número de consultas de urgência na atenção básica, houve aumento de 38% nas consultas de cuidado continuado, que passaram de 15.784 em 2013 para 21.787, no mesmo período; de 23,5% no atendimento a pacientes com diabetes (5.538para 6.841) e 16,3% nos atendimentos a hipertensos (18.608 para 21.634). Os resultados mostram os avanços já conquistados nestes dois anos do Programa Mais Médicos no Tocantins.

Região Capim Dourado

A Região Capim Dourado é composta por 14 municípios: Aparecida do Rio Negro, Fortaleza do Tabocão, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Miracema do Tocantins, Miranorte, Novo Acordo. Palmas, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Tereza, São Félix e Tocantínia.