Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Inspetores e fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) da barreira fixa de Pau D’arco apreenderam nesta quinta-feira, 3 de dezembro, três toneladas de queijo clandestino sem selo de inspeção oficial e identificação do produto. A carga foi apreendida, destruída no aterro sanitário e o proprietário multado no valor de R$ 2,5 mil.

Segundo o inspetor de defesa agropecuária, responsável pela barreira fixa de Pau D’arco, Francisco das Chagas Cesar Filho a carga tem origem de Cumaru (PA) e pelas informações do proprietário seguiria para o estado do Ceará. “Ele apresentou uma nota fiscal avulsa dos produtos e a carga possuía um lacre de um laticínio credenciado, porém ao abrir o caminhão encontramos os queijos sem selo de inspeção,” contou Cesar.

Aos técnicos da Adapec, o proprietário revelou que passava por diversos pontos do Estado do Pará recolhendo queijos para formar a carga, e que faria a troca para outro veículo em Arapoema. “Graças a uma ação conjunta das barreiras fixas, volante e da Polícia Militar foi possível interceptar que estes queijos clandestinos chegassem ao consumidor,” destacou o inspetor.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, disse que estas ações de combate ao comércio clandestino de produtos de origem animal mostram a responsabilidade do Estado, na defesa da qualidade dos alimentos que chegam à população. “Estas medidas são essenciais para evitar o comércio clandestino dentro do estado e que utilizem o Tocantins como rota de transporte ilegal para este tipo de fraude”, apontou o presidente.

Participaram da fiscalização os fiscais de defesa agropecuária Elvis Presley, Welken Almeida, Clávio Sobrinho e Luziram Paz.