Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Isaac Amorim Evento em Brasília reuniu gestores do sistema penitenciário nacional Evento em Brasília reuniu gestores do sistema penitenciário nacional

O sistema prisional do Tocantins será contemplado com quatro oficinas de capacitação profissional e seis novas unidades de saúde. Serão investidos recursos no valor de R$ 564 mil na profissionalização e R$ 330 mil na melhoria do sistema de saúde dos detentos. Os recursos estão garantidos pelo Ministério da Justiça (MJ) e serão aplicados em 2016.

As oficinas serão implantadas, em Palmas, na Casa de Prisão Provisória (CPP) e na Unidade de Regime Semi-aberto Masculina, em Cariri, no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã e, em Araguaína, na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota. Cerca de 1.400 presos poderão ser capacitados na área de construção civil.

As unidades de saúde serão destinadas à Cadeia Pública de Augustinópolis, à CPP de Miracema do Tocantins, CPP de Porto Nacional, CPP de Colinas e Unidade Prisional Feminina de Babaçulândia. A CPP de Palmas será contemplada com ampliação da estrutura já existente. As novas unidades terão condições de garantir o acesso à saúde de cerca de 870 presos.

A assinatura do convênio garantindo os recursos aconteceu durante a reunião do Conselho do Sistema Penitenciário Nacional, realizada esta semana na sede do MJ, em Brasília, na qual esteve presente a secretária de Defesa e Proteção Social do Tocantins, Gleidy Braga. O evento contou com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Ricardo Lewandowski e do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso.