Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, divulgado neste final de semana pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), revela que a região Norte tem a cidade com pior nível de desenvolvimento socioeconômico do País: Santa Rosa do Purus (AC). Por outro lado a região também apresentou aumento no número de cidades com desenvolvimento moderado (32,8%).

Segundo a Firjan, dos 145 municípios da região Norte com IFDM moderado, a maior parte está no Tocantins (87), seguido de longe por Rondônia (26) e Pará (18). Com uma combinação de alto desenvolvimento nas áreas de Educação e Saúde e resultado moderado em Emprego e Renda, Araguaína (0,7973 ponto) e Palmas (0,7876), ocupam os dois primeiros lugares na lista dos dez maiores resultados do Norte.

Vale lembrar que Palmas caiu na classificação no comparativo com o ano passado. A Capital perdeu o status observado em 2014 e, com isso, o Norte não registrou cidades com alto desenvolvimento nesta edição.

As cidades tocantinenses de Caseara (0,7318) e Paraíso do Tocantins (TO, 0,7283) completam o TOP 10, na nova e na décima posição.

Na outra ponta do ranking da região Norte, a pontuação de Santa Rosa do Purus (AC, 0,2763), última colocada, é 20% menor em relação ao penúltimo colocado, Barcelos (AM, 0,3433).