Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Delfino Miranda

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) lançou na manhã desta segunda-feira, 7, o Projeto Inspetor Júnior, na Escola de Tempo Integral Vila União, em Palmas/TO. Na oportunidade, os alunos do 6º ao 9º ano participaram de palestra sobre “A Importância de Consumir Produtos Inspecionados” e, em seguida, produziram cartazes sobre o tema, onde os vencedores ajudaram a promover uma blitz educativa aos demais alunos da escola com a distribuição de folders do Projeto e do Serviço de Inspeção Estadual. 

Entre os principais assuntos abordados estão: abate clandestino, a diferença de um produto inspecionado para um produto clandestino, os riscos de alimentos contaminados à saúde e as principais enfermidades que podem ser adquiridas, a exemplo da salmonelose, brucelose, teníase, tuberculose e botulismo. “As crianças assimilam o conteúdo e levam as informações para os pais, promovendo conscientização e mudanças de atitude, que é o nosso objetivo”, destacou a gerente do Serviço de Inspeção Animal da Adapec, Joseanne Cademartori Lins.

Para o aluno do 9º ano do ensino fundamental, Marcos Vinicius, de 14 anos, observar os selos de inspeção é uma novidade porque nunca tinha reparado na embalagem do produto. “A partir de agora quando eu for a um supermercado prestarei mais atenção no rótulo dos alimentos”, declarou. A aluna, Bianca Chaves, complementou. “Aprendi que olhar a data de validade, ver a embalagem para observar se não foi adulterada e manter os produtos armazenados em temperatura recomendadas evita adquirir doenças”.

Nesta terça-feira, 8, o projeto será apresentando na Escola de Tempo Integral Dom Pedro II, em Porto Nacional, e no dia 9, no Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão, no munícipio de Guaraí. “Nosso objetivo é abranger futuramente outros municípios do Estado com o projeto e preparar cada vez mais multiplicadores de informações visando à saúde da população”, enfatizou o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

O programa é parte do convênio entre governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).