Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom SSP  Acusado de integrar quadrilha de roubos a camionetes de luxo foi preso pela Polícia Civil Acusado de integrar quadrilha de roubos a camionetes de luxo foi preso pela Polícia Civil

Na manhã desta quarta-feira, 16, uma equipe de policiais civis da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), sob a coordenação do delegado Rossílio Souza Correia, efetuou a prisão de Adilson J. P., de 45 anos de idade.

Ele é suspeito de integrar uma quadrilha especializada em furtos e roubos de camionetes de luxo com atuação em vários estados da federação e foi preso, quando se encontrava na residência de seus sogros, em Brejinho de Nazaré, mediante o cumprimento de mandado de prisão preventiva. Em seguida, os policiais civis deslocaram-se até Paraíso do Tocantins e, na residência de Adilson, apreenderam dois módulos de segurança, os quais eram utilizados pela quadrilha para roubar os veículos.

Conforme o delegado, o indivíduo foi preso após as investigações conduzidas pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos apontarem sua participação direta no furto de duas camionetes de luxo zero km, no dia 17 de junho de 2015, do interior da concessionária Mitsubishi, em Palmas/TO. Ainda segundo o delegado, as investigações duraram aproximadamente cinco meses e se deram, sobretudo, por meio de interceptações telefônicas.

As escutas telefônicas revelaram que Adilson faz parte de uma quadrilha altamente especializada em furtos a concessionárias, que agia em todo o Brasil. Durante as interceptações, os policiais da Delegacia de Furtos e Roubos monitoraram em tempo real, Adilson e seus comparsas, enquanto os mesmos tentavam furtar mais uma concessionária Mitsubishi, desta vez, em Maringá, no Paraná. Naquela oportunidade, Adilson foi preso, mas se apresentou aos policiais como sendo Marcelo Paiott, inclusive portando documentos falsos com esse nome e, por causa disso, foi colocado em liberdade, dias depois.  

Após ser solto, Adilson retornou ao Tocantins, onde planejava furtar mais camionetes, porém, foi preso antes pela Polícia Civil. Na delegacia após ser ouvido pelo delegado, o indivíduo confessou detalhes de como furtou a concessionária, em Palmas e em demais estados da federação. Diante dos fatos, o suspeito foi indiciado pelos crimes de furto qualificado e formação de quadrilha e, após os procedimentos cabíveis, foi encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Palmas, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.  

Durante as buscas realizadas na casa do suspeito, em Paraíso do Tocantins, além dos módulos de segurança, os policiais civis também localizaram um kit criminoso completo, que era utilizado para roubos e furtos de camionetes. Esses módulos eram instalados nos veículos e anulavam todo o sistema de segurança dos mesmos facilitando, assim, os crimes. No momento de sua prisão, Adilson estava de posse de uma camionete Hilux, de cor branca, ano 2013, a qual será submetida à perícia oficial do Estado, uma vez que há indícios de que ela seja produto de origem criminosa.

De acordo com o delegado, as investigações serão intensificadas com o objetivo de localizar e prender os comparsas de Adilson, os quais estão sendo monitorados e, possivelmente, serão presos no Estado de São Paulo, dentro em breve.