Saúde

Foto: Divulgação

O terceiro volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2013 e publicada neste ano, aponta que do total de indivíduos de 60 anos ou mais de idade, estimada em 13,2% da população brasileira, 28,7% foi diagnosticada com catarata. Na região Norte esse número corresponde a 26,7%. Ainda de acordo com a pesquisa, a doença incide mais em mulheres (31,9%) que em homens (24,6%).

No Tocantins esse cenário vem mudando com a atuação das unidades móveis da oftalmologia Saúde para Todos, um programa do Governo do Estado que tem levado consultas e cirurgias de catarata a quem mais precisa, população com mais de 55 anos.

Desde que os atendimentos chegaram a cidade de Guaraí, oferecendo o serviço a 23 municípios da Região de Saúde Cerrado Tocantins Araguaia, já foram contabilizados 18.761 procedimentos, 3.357 consultas, 1.689 cirurgias de catarata e 1.313 atendimentos de pós-catarata.

Uma das beneficiadas pela ação foi dona Maria do Socorro Araújo Correia, 79 anos, moradora de Tupiratins. Ela conta que há anos sofria com catarata nos olhos. “Eu nem acredito que isso aconteceu. Tem muito tempo que venho com esse problema e o povo aqui me recebeu tão bem. Fiz a cirurgia e já estou vindo para a avaliação”, disse.

Dona Raimunda Rodrigues da Silva, de 65 anos, também aprovou o atendimento e aposta em uma nova vida. “Há muito tempo sentia como se tivesse areia nos olhos e em dois dias resolvi o problema com um atendimento maravilhoso. Estou muito feliz”, destaca, acrescentando que a filha dela também passou pelo procedimento. “Agora nós duas estamos muito bem”.

O secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, reforça que após a ação de Guaraí as unidades móveis estarão recebendo pacientes na Região de Saúde Cantão, na cidade de Paraíso do Tocantins. “As ações não param por aqui, o próximo atendimento será em Paraíso e após esta data escolheremos outra localidade, até percorrermos todo o Estado. O governador Marcelo Miranda recomendou que levássemos este atendimento a todo o Tocantins e esta é nossa missão, fazer com que estes serviços se tornem realidade àqueles que necessitam dessas ações de saúde. Estamos muito satisfeitos com a abrangência do programa”, destacou o secretário.

A ação segue na cidade de Guaraí até esta quarta-feira, 23, com o período de pós-operatório. A próxima etapa do programa vai beneficiar as cidades de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Pium e Pugmil.