Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Moisés Avelino, reuniu-se na última quarta-feira, dia 23, com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Paraíso do Tocantins  – SIMPA. Na ocasião, o prefeito comunicou que os servidores efetivos municipais já receberam 60% do 13º salário, no mês de aniversário de cada um, sem descontos dos encargos sociais. Dos que aniversariaram até o mês de novembro, resta apenas receber 40% do 13º salário a ser dividida, parcela que terá o desconto dos encargos sociais. Além destes, terão o décimo terceiro parcelado os servidores efetivos que fazem aniversário em dezembro, e os de cargos comissionados.

No encontro o prefeito explicou sobre o pagamento do mês de dezembro e do parcelamento do 13º salário, esclarecendo que a situação financeira da Prefeitura do Tocantins se agravou ao longo de 2015, porque os repasses federais caíram em 40%.

Avelino esclareceu que, devido a este cenário de crise que o país vem enfrentando, a prefeitura optou em pagar o mês de dezembro para todos os servidores. “Parcelei o décimo terceiro para o próximo ano, através de decreto, em cinco vezes, mas caso tenha dinheiro disponível, por meio da arrecadação do município, pagarei antes ou em menores parcelas. Mas o fato é que o vencimento de dezembro já foi depositado nas contas dos servidores”, finaliza.

O presidente do Simpa, Luís Antônio, disse que o grupo recebeu as informações transmitidas pelo prefeito. “Vamos levar estas informações para nossos associados, através de assembleia e aguardar, pois o prefeito também nos adiantou que existe a possibilidade de pagar este décimo terceiro até o final de janeiro, caso tenha recursos, e torcemos para que dê certo, já que podemos receber em parcelas menores do que cinco”, argumenta.

Ao final da reunião ficou acordado entre as partes um novo encontro, após 20 de janeiro de 2016, para novamente conversar sobre o assunto, entre outros. Participaram da reunião a secretária municipal de Finanças, Ingrid Rebelo, e os representantes do Simpa: Luiz Antônio Mota (presidente), Meiryane Pereira Rodrigues (vice-presidente), Gaspar Antônio Moraes (conselheiro fiscal) e Thales Brasil (secretário de política sindical).