Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secad confirmou pagamento dia 30

Secad confirmou pagamento dia 30 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secad confirmou pagamento dia 30 Secad confirmou pagamento dia 30

O governo do Tocantins informou ao Conexão Tocantins na manhã desta segunda-feira, 4, que a previsão de pagamento do 13º dos servidores que não receberam o 13º salário  é até o dia 30 deste mês em parcela única. Anteriormente a expectativa era que o benefício fosse pago dia 20. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Administração - Secad através de nota.

O 13º será pago a todos os servidores que ganham mais que quatro salários mínimos, cerca de 14  mil. A folha abrangeu 35.573 servidores, o que representa 72% do montante total do quadro do funcionalismo estadual. além dos servidores que tem saldo a receber de até 4 salários mínimos, também foram contemplados os servidores de órgãos da administração que detém fundos próprios (Agência Tocantinense de Saneamento, Detran, Igeprev e Secad-Funsaúde), além dos professores da educação básica e os servidores em regime de CLT."

 O governo anunciou mês passado que só conseguiria pagar o 13º dividido em duas vezes e elegeu o critério de faixa salarial. A situação financeira delicada do Estado e a frustração de receitas foram as alegações da gestão estadual para a divisão do pagamento.

 Educação

A atual gestão pagou no último dia do ano o 13º salário de 2.580 servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que faltavam receber o benefício.  Foram usados  recursos repassados do Governo Federal, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Com o pagamento dos servidores da Educação chega a 77% o percentual de servidores do Estado com o 13º salário quitado em  2015.