Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Félix Carneiro

Foto: Félix Carneiro

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) iniciou no dia 25 de janeiro, a vistoria de veículos destinados ao transporte escolar. Esta ação de fiscalização que é determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem o objetivo de garantir a segurança dos usuários e irá acontecer em todos os municípios do estado.

A vistoria avalia aspectos importantes da manutenção geral do veículo, como pneus, condições dos freios, cintos de segurança, tacógrafo (dispositivo empregado em veículos para monitorar o tempo de uso, distância percorrida e a velocidade que desenvolveu), bem como toda a parte elétrica, direção, layout e o estado de conservação dos veículos.

De acordo com o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran-TO, capitão Geraldo Magela, estima-se que cerca de 2 mil veículos do transporte escolar serão vistoriados em todo o Tocantins. Estima-se, também, que serão submetidos à vistoria, aproximadamente, 800 veículos oficiais e 500 veículos particulares até o dia 11 de maio, último dia das vistorias.

O gerente esclarece, ainda, que a operação será realizada, primeiramente, em Palmas, do dia 25 a 29 de janeiro, e a partir de 1º de fevereiro os trabalhos de vistoria seguem para as regiões Norte e Sul do estado. O cronograma completo pode ser conferido aqui.

Link cronograma (http://www.detran.to.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=107:comunicados-importantes&catid=18&Itemid=196)