Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro O período para recebimento dos currículos é de 26 de janeiro a 05 de fevereiro de 2016 O período para recebimento dos currículos é de 26 de janeiro a 05 de fevereiro de 2016

O Governo do Estado por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) torna pública a seleção para contratação de consultor especializado no mercado e na comercialização de produtos oriundos da produção rural – agrícolas e não agrícolas, para preparar propostas e alternativas de subsídios (assistência técnica, treinamento, crédito, insumos, infraestrutura), para a melhoria da produção e comercialização de produtos das comunidades rurais do Tocantins, bem como favorecer o processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar para os programas estaduais e federais de aquisição de alimentos (a exemplo do PAA e PNAE).

A contratação será através do contrato assinado entre o Governo do Tocantins com o Banco Mundial, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Estado do Tocantins (PDRIS).

De acordo com a diretora de Gestão de Projetos da Seagro, Marfa Silingowschi o objetivo da contratação é oferecer maior acessibilidade dos produtores rurais do Estado aos trabalhos, serviços, recursos e mercados de forma a contribuir na modernização da gestão dos produtos rurais; reforçar as atividades econômicas locais e contribuir com a melhoria da qualidade de vida e da renda dos mesmos.

Segundo a diretora, é crescente a necessidade de um maior controle de qualidade e apresentação dos produtos da agricultura familiar. “E para que isto ocorra, faz-se necessário a construção de um sistema de gestão, produção, padronização e comercialização garantindo um melhor resultado na comercialização dos produtos”, argumenta.

Marfa Silingowschi explica que em 2014 foi aberta a seleção, mas que as diretrizes do Banco Mundial preconizam a formação de lista tríplice com candidatos que atendam plenamente as exigências do Termo de Referencia (TDR). “Como houve alteração no TDR a seleção foi reaberta. Entretanto, os consultores que já enviaram currículo estão concorrendo automaticamente”, frisa a diretora.

Especificação do consultor

Formação Superior em Ciências Agrarias, administração, economia e áreas afins, com experiência mínima de 03 anos em Desenvolvimento Rural voltado para Agricultura Familiar e/ou Comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. Com conhecimentos em mercado institucional (PAA e PNAE) e em diagnósticos socioeconômicos e afins. Apresentar currículos que descreva tanto a atuação como o tempo de trabalho nos temas ligados ao projeto de forma clara. Caso a comissão de seleção julgue necessário, os candidatos melhor avaliados poderão ser convocados para uma entrevista via web.

O período para recebimento dos currículos começa nesta terça-feira, 26, e prossegue até o dia próximo dia 05 de fevereiro, através do endereço eletrônico (e-mail) selecao.pdris.seagro@gmail.com, assunto: Seleção TDR 03/2014 – Apoio a Comercialização.

O currículo enviado pelos candidatos deverá conter no mínimo:

ü  Identificação;

ü  Documentos pessoais;

ü  Endereço e contatos;

ü  Formação em nível de Graduação;

ü  Formação em nível de Pós-Graduação;

ü  Experiência profissional nas atividades relacionadas ao TDR, apresentando o período de duração;

ü  Experiência profissional nas demais atividades, apresentando o período de duração;

ü  Informações relevantes e relacionadas ao TDR.

O TDR está disponível, na integra, no link: http://seagro.to.gov.br/pdris/.