Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Começam nesta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, as inscrições para o Curso Livre de Teatro do Sesc Tocantins, realizado no Centro de Atividades, em Palmas. As aulas acontecem aos sábados, no período da tarde. O primeiro módulo inicia-se em 5 de março.

Para participar, não é preciso ter nenhum conhecimento prévio. Basta ter vontade de conhecer o rico universo do mundo teatral e ter ao menos nove anos, idade mínima exigida. O curso é dividido em dois grupos: crianças e adolescentes de nove a 14 anos (Turma 1) e maiores de 15 anos (Turma 2). 

Cada turma possui 20 vagas disponíveis. As inscrições são feitas na Central de Atendimento do Centro de Atividades até que as vagas sejam preenchidas. Não são feitas provas ou processos seletivos para o ingresso. A primeira etapa começa em 5 de março e se estende até 25 de junho. Já o segundo módulo segue entre 6 de agosto e 3 de dezembro.

Os alunos participam de aulas de interpretação, jogos dramáticos, improvisação e exercícios de expressão corporal e vocal com o objetivo de desenvolver o potencial técnico e criativo, podendo trabalhar com diversos estilos de interpretação. Ao longo do ano, há a possibilidade também de integrar oficinas de dança, circo, maquiagem, iluminação e dramaturgia. 

A última atividade do curso consiste em realizar algum tipo de apresentação, que pode ser um espetáculo completo ou uma cena curta, uma leitura dramática, etc, idealizada e produzida pelos alunos. Em 2015, eles criaram uma adaptação do conto espanhol “A Casa Tomada”, do escritor argentino Julio Cortázar, e fizeram uma leitura dramática.

“Fiz o curso por quatro anos. Apesar de ser livre e não ter diploma, eu sinto que me formei ator no Sesc Tocantins. Hoje, estou no Rio de Janeiro tentando trabalhar como ator justamente porque participei do curso. Comecei a fazê-lo para tentar acabar com minha timidez, mas percebi que teatro é minha paixão. Recomendo que todos que se interessem façam sim, pois é libertador. Sou quem sou por causa das aulas que tive”, contou Léo Lamim, ator de 23 anos.

Valores

Quem se interessou, fique atento aos horários e valores. A mensalidade custa R$ 60 (usuário) e R$ 30 (comerciário/ dependente). Já o horário das aulas é diferente: 14h às 15h30 (Turma 1) e 15h30 às 18h (Turma 2).