Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lino Vargas

A primeira noite do Carnaval de Gurupi não deixou dúvidas: 2016 será marcado por uma das melhores edições que a cidade já recebeu. A melhor folia do Tocantins recebeu um ótimo público. Pela primeira vez, a festa que é tradição do povo de Gurupi, aconteceu no circuito situado na Avenida Pará com a Avenida Beira Rio. A Banda Barco a Vela, atração nacional, que veio direto da Bahia, trouxe a animação da terra do axé music e levou o público ao delírio.

Como todas as festas realizadas pelo município, os artistas regionais recebem destaque especial. Na primeira noite as Bandas Mil Wolts e Balança-í não deixaram o público parado em nenhum instante.

Tradição do povo de Gurupi

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, destaca que a integração de turistas e moradores de Gurupi durante o Carnaval é marca e tradição da cidade. Ele afirma que a cidade está preparada para atender a todos da melhor forma possível. “O Carnaval é patrimônio cultural do povo de Gurupi. Turistas aquecem a economia de nossa cidade e os gurupienses esperam por essa festa com muito entusiasmo. Estamos oferecendo a estrutura necessária para que todas as noites sejam felizes e tranquilas”, enfatiza.

A secretária da Cultura, Zenaide Dias, comemora a avaliação positiva sobre a estrutura dada pelo Corpo de Bombeiros e a resposta da população com a festa. “Tudo que a gente planejou deu certo. A população compareceu em peso e mostra que os próximos dias serão memoráveis para a história do carnaval de Gurupi”, destaca.

O folião Rafael Nunes Garcia era um dos mais animados na Avenida. Ele ficou muito feliz com as atrações da primeira noite e afirma que vai voltar até o final da festa no dia 9. “O Prefeito planejou muito bem o carnaval. Tem muita gente. Me surpreendi com o público. Está tudo muito lindo”, afirma.

Abertura

O Bloco da Saúde mais uma vez foi o responsável para dar o pontapé inicial na folia. No fim da tarde ele saiu pelas Ruas e Avenidas da Cidade ao som das tradicionais marchinhas conscientizando a população sobre os cuidados com a saúde.

A primeira noite, como é tradição, recebeu os encantos da terceira idade, que como sempre demostraram empolgação que causa inveja aos mais novos. A Banda Forró Sorriso foi quem levou os idosos mais animados do Tocantins para a Avenida. 

Programação deste sábado

A segunda noite vai ter a abertura oficial e os shows das bandas Quebraê, Luxúria e Skema do Brasil. 

Agenda do Carnaval Gurupi 2016:

06/02

21h – Abertura Oficial

21h30 – Quebraê

22h30 – Luxuria

00h30 – Skema do Brasil

07/02

20h – Desfile Oficial dos blocos

23h – Zé Neto e Cristiano

00h – Bete e Banda

08/02

16h – Apuração dos Pontos (camarote oficial)

21h – Chico Chokolate

22h – Cleber e Cauan

23h – Mistura Nativa

09/02

16h – Matinê para as Crianças (concurso de fantasias, escolha do Rei e Rainha mirim)

20h – Desfile e Premiação dos blocos Campeões

22h – Banda Balança-í

00h – Banda Dizueira