Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

O secretário da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adão Francisco de Oliveira, participou na manhã desta sexta-feira, 12, no Palácio Araguaia, de uma reunião de planejamento para alinhar questões referentes à segurança e mobilização para a chegada da tocha olímpica ao Tocantins. O símbolo chegará da Grécia e terá a primeira passagem em Brasília/DF, no dia 3 de maio. No Estado, o revezamento está previsto para o dia 11 de junho, em Palmas.

Durante o encontro, o ministro do Esporte, George Hilton, foi recebido pelo governador Marcelo Miranda e autoridades, no Palácio Araguaia, para tratar do trajeto da tocha no Tocantins.

De acordo com Adão Francisco, a Seduc organizará caravanas vindas do interior para prestigiarem a passagem da tocha. “Queremos que muitos alunos das escolas estaduais estejam presentes. Organizaremos as representações das cidades, para acompanharem o revezamento da chama olímpica. A ideia é que possamos, ao longo do trajeto, destacar a presença de cada um dos municípios do Tocantins”, afirmou.

A passagem da tocha coincidirá com a abertura do 10° Salão do Livro do Tocantins. Segundo o secretário da Educação, uma grande festa será organizada no palco principal do evento. “Ela [a tocha olímpica] sacramentará toda a magia de recebermos em nosso País um grande evento olímpico”, disse.

Olmo Xavier, secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, destacou que 83 cidades brasileiras já estão confirmadas para o revezamento da tocha. Assim, é necessário o alinhamento das informações a respeito da passagem do símbolo olímpico no que tange à segurança e mobilização.

De acordo com ele, a principal orientação da presidente Dilma Rousseff é que o País faça uma grande celebração. “A maior festa que ele [o Brasil] já viu. E nós sabemos fazer festa bonita. Para isso, a equipe de trabalho ajustará todo o percurso e questões de segurança. Levantaremos as problemáticas e cuidaremos de todos os detalhes para que tudo saia conforme o previsto”, ressaltou.

A chama olímpica deverá chegar ao Rio de Janeiro no dia 4 de agosto, véspera da abertura dos Jogos 2016.