Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No próximo dia 19 de fevereiro, a partir das 8 horas, acontece a VI Jornada Tecnológica de Pedro Afonso (TO) e Região. Pelo segundo ano, o evento será realizado na Fazenda Uruçu, na zona rural pedroafonsina.

O público-alvo são produtores de soja associados ou não à Coapa, pesquisadores, universitários, estudantes de cursos técnicos e interessados no tema. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, antes do início do evento.

A Jornada Tecnológica é uma realização da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins) em parceria com a Embrapa Pesquisa e Sementes, e 13 empresas referências no ramo agropecuário.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Cooperativa, Eduarte Bonafede, um dos responsáveis pelo experimento, em uma área de 25 hectares foram plantadas 29 variedades da oleaginosa, sendo 14 variedades RR resistentes a glifosato e 15 variedades resistentes a glifosato e também a lagarta. O plantio foi realizado entre os dias 18 e 20 de novembro.

Durante a VI Jornada Tecnológica serão instaladas estações. Nelas, técnicos da Coapa e da Embrapra vão prestar informações sobre novos materiais de soja recomendados para essa região, através de dados levantados durante a realização dos experimentos, quando foram observados fatores como o desenvolvimento das plantas, resistência a pragas e a produtividade. O participante também poderá tirar dúvidas com especialistas das empresas parceiras, e ainda conferir uma exposição de modernas máquinas agrícolas.

No final do experimento, previsto para o próximo mês de março, será feita colheita da soja na área e serão divulgados o resultado final da pesquisa.  

Empresas parceiras

Coapa, Embrapa Pesquisa e Sementes, Fazenda Uruçu, Bayer Sementes e Químicos, Micro Química Micros Nutrientes, Uniggel Sementes, Syngenta Sementes e Químicos, Nidera Sementes, Pioner Sementes, Seed Corp Sementes, Fertilizantes Tocantins, Nortox Químicos, Ihara Químicos, Daw Agrosciences Químicos, John Deere Maquinas Agrícolas e Case Máquinas Agrícolas.