Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) abre nesta segunda-feira, 15, a primeira etapa de inscrições para cursos de Braille e de Libras, com carga horária de 120 horas, para profissionais da educação. Na semana que vem, serão abertas as inscrições para a comunidade em geral. A Seduc oferta 30 vagas para cada nível: iniciante, intermediário e avançado.

Neste ano, a secretaria também disponibiliza, de segunda-feira a quinta-feira, das 18h30 às 22h30, uma turma de Língua Portuguesa para deficientes auditivos. Os interessados pelos cursos devem procurar a Gerência de Educação Especial, no Anexo II da Seduc.

Atualmente o Estado conta com 312 turmas de salas de Recursos Multifuncionais, cada turma com carga horária de 20 horas semanais; e atende a um quantitativo de 3.032 alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Só no ano de 2015, o Estado chegou a receber 2.203 alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino.

De acordo com a gerente de Educação Especial da Seduc, Paola Regina Martins, a expectativa é que, neste ano, mais pessoas sejam capacitadas nos cursos oferecidos pela Seduc. “Pretendemos dar continuidade à capacitação dos profissionais em educação e comunidade em geral. Nossa expectativa é que todos tenham esse olhar diferenciado para a educação especial e que se interessem pelos cursos”, afirmou.